Ir para o conteúdo
Investimento no esporte

Com atletas em férias, Prefeitura de Curitiba amplia e moderniza sala de ginástica artística

Sala de Ginástica Artística da Smelj passa por obras de ampliação e modernização, no Campo Comprido. Na imagem, os professores Andrea Flexa e Marcelo Miranda. Curitiba, 12/01/2026. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Enquanto as ginastas estão em férias, descansando do ritmo intenso de treinos, tem muito trabalho acontecendo “nos bastidores” para garantir um retorno ainda melhor. A Prefeitura de Curitiba está ampliando e modernizando a Sala de Ginástica Artística Portão, espaço dedicado à formação e ao treinamento da modalidade na Rua Waldemar Cavanha, 631, no bairro Campo Comprido.

Inaugurada em 2012, a sala é um equipamento da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude (Smelj) e atende cerca de 90 meninas, com idades entre 5 e 14 anos, que participam de aulas e treinamentos de ginástica artística. A obra começou na primeira semana de janeiro e é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), por meio de Departamento de Edificações. Os trabalhos têm previsão de término na primeira quinzena de julho.


Padrões técnicos

O trabalho acontece porque o espaço original não foi construído dentro dos padrões técnicos exigidos pela modalidade. Com a intervenção, o local vai dobrar vai quase dobrar de tamanho. A área existente, de 196,8 metros quadrados, será ampliada em mais 189 metros quadrados, totalizando 385,8 metros quadrados.

A ampliação permitirá melhor organização dos equipamentos, além de mais segurança para alunas e professores durante os treinamentos. O projeto contempla ainda a regularização da área externa, com melhorias de acessibilidade, como rebaixamento de calçadas, implantação de piso intertravado tipo paver e piso tátil.

A cobertura atual será substituída por telhas metálicas termoacústicas, que oferecem maior conforto térmico. Também está prevista a instalação de sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e de módulos fotovoltaicos para geração de energia solar, reforçando o compromisso do município com a sustentabilidade.

O secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, destaca que a obra reforça o compromisso do município com a manutenção, modernização e sustentabilidade dos equipamentos.

“Manter os equipamentos públicos em boas condições e modernizados é uma prioridade da Prefeitura, porque eles servem diretamente à população. Nesta obra, além de adequar o espaço às exigências técnicas da ginástica artística, estamos investindo em soluções sustentáveis e modernas, como energia solar e melhoria do conforto térmico, garantindo mais segurança, eficiência e qualidade para quem utiliza o local”, afirma o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.

Com investimento de R$ 899.899 a obra integra o Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba), o maior da história da cidade, com mais de R$ 6 bilhões em investimentos previstos entre 2025 e 2028 pela gestão Eduardo Pimentel.

Demanda histórica

O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler, explica a iniciativa reforça a prioridade dada pela gestão do prefeito Eduardo Pimentel para a  valorização do esporte, a formação de atletas e a qualidade dos equipamentos públicos da cidade.

“Essa era uma demanda histórica solicitada pela comunidade e foi priorizada pelo município. Curitiba tem tradição na ginástica artística, revelando inclusive atletas de nível olímpico e o trabalho da Prefeitura nessa modalidade sempre foi muito importante. Agora, com a ampliação da Sala de Ginástica do Portão, mais crianças e jovens serão atendidos e de uma forma ainda melhor”, diz Euler.

Aulas retomam em março

As aulas de ginástica artística serão retomadas em março, em um espaço provisório, até a conclusão da obra. “O trabalho das profissionais da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e o atendimento a atletas não vai parar, porque os treinamentos serão momentaneamente transferidos para a Rua da Cidadania do Fazendinha”, completou Euler. A Rua da Cidadania fica a 1,3 km de distância da Sala de Ginástica.

A coordenadora da Sala, Andrea Flexa, comemora a ampliação e modernizações do espaço que além de dar mais qualidade aos treinos e assegurar segurança e conforto às alunas, vai permitir ampliar a oferta de vagas.

“A ginástica teve um ‘up’ com as últimas olimpíadas, então a procura de crianças querendo praticar a modalidade é muito alta para nosso espaço. Esperávamos pela ampliação também para ajustarmos os aparelhos, que são grandes, pesados”, diz Andrea.

De acordo com a professora, com mais espaço haverá melhor aproveitamento dos quatro aparelhos da ginástica feminina: salto, solo, paralelas e trave de equilíbrio. “Com isso as meninas terão um rendimento melhor e teremos a chance de encaminhar mais crianças para o Centro de Excelência em Ginástica do Paraná para desenvolverem um futuro como atletas”, completa a professora.