Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Sustentabilidade

Coleta Seletiva Solidária beneficia recicladores no Tatuquara

Coleta Seletiva Solidária. - Na imagem, Zoya Pereira de Souza e Ana Pereira Marques do Ecocidadão Marcelo Ferraz Adm. Regional e Leila Maria Zem SMMA. Curitiba, 15/10/2021. Foto: Luiz Costa/SMCS

 

O programa de Coleta Seletiva Solidária completou dois meses de implantação na Rua da Cidadania do Tatuquara. O objetivo é fazer a destinação dos resíduos sólidos recicláveis prioritariamente às associações e cooperativas de catadores integrantes do Ecocidadão.

Curitiba tem 40 associações cadastradas no Ecocidadão, com cerca de 800 catadores que geram renda por meio do trabalho de reciclagem.

Na Regional Tatuquara, duas associações de recicladoras participam do Coleta Seletiva Solidária, o Ecocidadão Terra Santa e Ecocidadão Itaqui. As associações se revezam na retirada do material na Rua da Cidadania do Tatuquara uma vez por semana, o que reflete na melhoria da renda dos recicladores.

Amor pela profissão

“A gente já chegou a coletar até 100 quilos de uma vez”, disse Zoya Pereira de Souza, do Ecocidadão Terra Santa. Depois de coletado, o material é separado no barracão do Ecocidadão Terra Santa. A estrutura foi montada pela Prefeitura e a administração é feita pela associação de recicladores.

“Este é um trabalho que eu amo fazer porque é uma forma de ganhar o dinheiro honestamente e a gente destina o material para o lugar certo”, explicou Zoya.

Por enquanto, o Tatuquara é a única das dez administrações regionais em que o programa está funcionando. 

Legal e sustentável

A gerente de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Leila Maria Zem, diz que a iniciativa de implantar este programa representa um avanço na área de sustentabilidade do município.

“Com esta iniciativa nós conseguimos melhorar a renda dos recicladores, reduzimos a quantidade de lixo no aterro sanitário e fortalecemos a prática da reciclagem de resíduos”, comentou Leila.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente é o órgão responsável pela implantação, orientação, fiscalização e supervisão dessas medidas.

Todos ganham

O administrador regional do Tatuquara, Marcelo Ferraz Cesar, explicou que os departamentos da Rua da Cidadania têm separação de lixo orgânico e reciclável.

“A coleta seletiva trouxe vários benefícios, inclusive a economia com sacos de lixo. Este é um projeto que traz benefícios sócio-econômicos e ambientais” ressaltou.

A regional está fazendo contatos com empresas da região para captar lixo eletrônico e também destinar para as associações de recicladores.

Capacitação

Além da Regional Tatuquara, o programa de Coleta Seletiva Solidária já foi implantado na Setran, Urbs, Passeio Público e Museu de História Natural do Capão da Imbuia.

Os servidores recebem capacitação especialmente voltada a reforçar o descarte correto do lixo reciclável por parte dos departamentos ligados à administração municipal.

Para agilizar a disseminação do programa de coleta seletiva solidária, a SMMA vai gravar vídeos para divulgar as diretrizes em todos os setores da administração municipal.