A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) recebeu, nesta quarta-feira (10/9), representantes da Secretaria Municipal de Habitação de São José dos Pinhais para uma reunião com objetivo de trocar experiências e demonstrar ações bem sucedidas na capital e que podem ser replicadas no município da região metropolitana.
O presidente da Cohab, André Baú, o diretor técnico Diogo Pouzato e a gerente de projetos Cassiana Esmanhotto receberam o secretário Peterson Danda Kaled, que esteve acompanhado da diretora de projetos, Andrieli Vitorassi, e do chefe da divisão de ocupações irregulares, Lázaro Ferreira.
“Foi uma conversa bastante produtiva, na qual apresentamos nossos projetos em andamento, em especial o Programa Casa Curitibana e os benefícios e isenções de nosso novo edital de credenciamento de empresas parceiras. Iniciativas que estão impulsionando a construção de novos conjuntos habitacionais na cidade”, destacou André Baú.
A equipe de São José também conheceu as diferentes tipologias habitacionais com que a Cohab trabalha, para atendimento de seus diferentes segmentos de público. O secretário de Habitação de São José dos Pinhais saiu satisfeito do encontro e pretende implementar as boas práticas da Cohab Curitiba na cidade vizinha.
“Reunião muito boa, importante conhecer os projetos que a Cohab está executando, muita coisa nova que está sendo feita aqui e que levaremos para São José dos Pinhais, pensando em expandir a habitação em nosso município”, disse Kaled.
Integração
A Cohab tem um papel de referência na implementação de políticas habitacionais inovadoras. A troca de experiências fortalece a integração entre os municípios da Região Metropolitana de Curitiba e contribui para ampliar o acesso à moradia digna, com atendimento de cada vez mais famílias que sonham com a casa própria.
Para os quatro anos de mandato, o prefeito Eduardo Pimentel estipulou a meta de gerar 20 mil novas soluções habitacionais em diferentes modalidades de atendimento, que vão além da construção de novas moradias, com a regularização fundiária, o aluguel social e o retrofit de imóveis ociosos.