Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Habitação

Cohab conclui reassentamento de 194 famílias no Moradias Cerâmica

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) conclui nesta terça-feira (29) a mudança das 194 famílias de áreas de risco para as quais estavam destinadas unidades habitacionais no empreendimento Moradias Cerâmica, no Tatuquara. Curitiba, 14/01/2013 Foto: Rafael Silva/Cohab

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) conclui nesta terça-feira (29) a mudança das 194 famílias de áreas de risco para as quais estavam destinadas unidades habitacionais no empreendimento Moradias Cerâmica, no Tatuquara. O cronograma de transferência das famílias foi intensificado para impedir a ocupação indevida das unidades, que estavam sob ameaça de invasão desde o início da semana passada. Um grupo de ocupantes, moradores das proximidades do conjunto, permanecia, até a tarde desta segunda-feira, acampado numa das ruas internas.

Famílias trocam risco por segurança e estabilidade
Moradias Cerâmica faz parte de projeto para 921 famílias 

O Moradias Cerâmica foi construído em parceria com a Caixa Econômica Federal, com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida, e está integralmente destinado ao reassentamento de famílias de 28 áreas de risco. O cronograma inicial previa a realização ordenada de 10 mudanças por dia, mas a partir da tentativa de ocupação das unidades, o ritmo das mudanças foi intensificado. 

A princípio, a nova programação de transferências previa a conclusão do processo no sábado (26). O prazo foi estendido para atender duas família que não conseguiram concluir em tempo seus preparativos.
 
Para o reassentamento, a Cohab oferece apoio de transporte e mão de obra e a família reassentada têm o compromisso de demolir a casa em que morava na área de origem, para evitar que ela seja ocupada novamente. “Como ela estava em situação de risco e em área imprópria para moradia, como beira de rios, essa medida é necessária”, explica o presidente da Cohab, Ubiraci Rodrigues.

As unidades do Moradias Cerâmica ficaram prontas no final do ano passado e, antes de autorizar a mudança das famílias, houve a regularização do empreendimento, com o registro em cartório do conjunto para a posterior documentação dos moradores. Durante este período, o local contou com vigilância e não há registro de depredação das unidades até a chegada das primeiras famílias reassentadas. “Não é verdadeira a informação de que as unidades estavam abandonadas e destruídas”, esclarece Rodrigues.

O empreendimento Moradias Cerâmica é propriedade do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), do governo federal e a contratação das unidades ocorre entre as famílias e a Caixa Econômica Federal. A Cohab atua na identificação da demanda, na preparação das famílias para a mudança e no apoio para o reassentamento. Também está previsto trabalho social com a comunidade por um período de seis meses após a entrega das unidades.

Desde a tentativa de ocupação das unidades por pessoas alheias ao projeto de reassentamento, a Guarda Municipal permanece na área para assegurar a realização das mudanças programadas para o local e para dar segurança aos funcionários do município que estão envolvidos na operação. Não houve registro de qualquer conflito no local.