Curitiba Cidade Educadora. Esse assunto foi um dos destaques do primeiro dia de programação da Expo Educação Digital Internacional 2020, realizada pela Secretaria Municipal da Educação nesta quarta (1º/7) e quinta-feira (2).
O tema foi abordado pela secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, e pelo secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Féder, na noite desta quarta-feira.
“Curitiba é reconhecida como tendo a educação em seu eixo, isso é motivo de orgulho”, destacou Maria Sílvia. A secretária frisou a importância da formação profissional nesse contexto e falou sobre o Veredas Formativas, programa de formação em que cada profissional escolhe quais cursos quer fazer.
“Cada um escolhe suas trilhas para o desenvolvimento profissional, a partir do olhar pessoal daquilo que é necessário para sua carreira, para avançar na prática diária realizada na unidade de ensino”, resumiu Maria Sílvia. Ela destacou que a expo faz parte dessa visão, e também cada profissional escolhe quais assuntos quer aprofundar.
Maria Sílvia e Renato Féder também abordaram o contexto atual da educação durante a pandemia. Tanto Estado quando Município estão ofertando as videoaulas aos estudantes, com conteúdos do currículo.
“Nossa solução não depende do computador e internet, pois muitos não teriam acesso, portanto o material está disponível na TV aberta e pelo celular”, pontuou o secretário.
O Estado produz aulas para a segunda fase do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos fase II. Já o Município oferta, na TV Escola Curitiba, as videoaulas com propostas da Educação Infantil, primeira fase do Fundamental e EJA fase I.
Reconhecimento
Desde outubro do ano passado Curitiba integra oficialmente o seleto grupo de Cidades Educadoras. Atualmente são mais de quinhentas cidades associadas em 36 países.
Na prática, a adesão significa que Curitiba está comprometida em tratar a educação como um processo amplo e que envolve todos os seus habitantes. O órgão responsável pelo processo de integração e efetiva participação do município como membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) será a Secretaria Municipal da Educação.
O conceito de cidade educadora está relacionado ao sentido de responsabilidade da sociedade em suas ações e considera as cidades como espaços sociais de encontro entre o global e o local, entre a educação formal e a informal, para a descentralização e autonomia.
Também coloca o município no papel de dinamizador e coordenador de uma política educativa local. O movimento surgiu em Barcelona, Espanha.
Veja mais sobre as Cidades Educadoras.