Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Vai dar match!

Central de Vagas da Prefeitura de Curitiba ajuda a conectar empresas e candidatos a emprego

Nas feiras de emprego e mutirões promovidos pela administração municipal, os resultados são imediatos. Foto: Levy Ferreira/SECOM

De um lado, pessoas em busca de uma oportunidade de trabalho. Do outro, empresas que enfrentam dificuldades para encontrar mão de obra. A Prefeitura de Curitiba tem atuado para fazer essa ponte e reduzir o desemprego, movimentando a economia da cidade.

Nas feiras de emprego e mutirões promovidos pela administração municipal, os resultados são imediatos. No Pinheirinho, por exemplo, 300 pessoas foram contratadas em um único dia. No Cajuru, mais de 400. Na CIC, em 23 de julho, mais de 370 candidatos foram contratados ou encaminhados para a próxima fase dos processos seletivos.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, a Prefeitura atua diretamente para ajudar tanto as empresas quanto os trabalhadores.

“Temos visto muitas histórias de pessoas que saem desses eventos já contratadas. Sabemos que conseguir um emprego significa resgatar a dignidade, a autoestima e o direito de sonhar com uma vida melhor. É por isso que realizamos essas ações e vamos continuar levando feiras e mutirões de emprego para os bairros da cidade”, afirma o secretário.

Além dos eventos, a Prefeitura mantém o atendimento diário dos Sines Móveis, que percorrem os bairros levando oportunidades aos candidatos. “O emprego chega praticamente na porta de casa. Quando estacionamos o Sine Móvel em terminais ou Ruas da Cidadania, o trabalhador não precisa nem pagar transporte para ir até o Centro procurar uma vaga”, destaca Paulo Martins.

Curitiba gerou 21.540 empregos com carteira assinada no primeiro semestre de 2025. O número é o quinto melhor do País, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta segunda-feira (4/8) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A capital paranaense ficou atrás apenas de São Paulo (88.004), Brasília (29.689), Rio de Janeiro (25.870) e Salvador (22.094). Com esse resultado, Curitiba tem atualmente 829.361 pessoas empregadas com carteira assinada.

O setor de serviços liderou a geração de empregos, com 15.746 novas vagas, seguido pelo comércio (2.280), construção (2.232), indústria (1.200) e agropecuária (82).

Como oferecer vagas pelo Sine

A Prefeitura de Curitiba conta com uma Central de Vagas que realiza o cadastro de oportunidades, auxilia os empregadores na busca por candidatos:

Central de Vagas
Endereço: Barão do Rio Branco 45 - 8º andar Centro
A solicitação para cadastro das vagas no sistema deve ser feita por este formulário.

As oportunidades cadastradas serão divulgadas em:

  • Todas as unidades físicas do Sine localizadas nas Ruas da Cidadania;
  • Unidades Móveis, que percorrem os bairros da capital;
  • Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital;
  • Eventos do Programa Emprega Curitiba, que realiza feiras e mutirões de empregos em espaços públicos e em parceria com sindicatos, associações e instituições religiosas.