Nos dias 7 e 21 de agosto, artesãos e artesãs de Curitiba terão a chance de dar um importante passo rumo à formalização do seu trabalho criativo com a emissão da Carteira Nacional do Artesão. A iniciativa é uma parceria entre o Instituto Municipal de Turismo, o Liceu de Ofícios Criativos, a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e o Governo do Paraná.
A Carteira do Artesão é mais que um documento: ela garante acesso a feiras, capacitações profissionais e políticas públicas exclusivas para o setor. A carteira é gratuita e válida em todo o território nacional. A iniciativa reforça o compromisso da cidade com o fortalecimento da economia criativa e o reconhecimento do valor cultural do artesanato.
“O artesanato é uma forma de expressão e também uma fonte de renda para muitas famílias. Com a carteira, os profissionais do setor ganham mais oportunidades e reconhecimento”, afirma Rodrigo Dalla Bona Swinka, presidente do Instituto Municipal de Turismo.
Como participar?
O atendimento será realizado no Liceu de Ofícios Criativos (Rua Mateus Leme, 22 – São Francisco), das 9h às 17h, nos dias 7 e 21 de agosto.
Não é necessário agendar, basta chegar com os seguintes documentos:
- RG e CPF
- Comprovante de endereço (se possível)
- Fotos ou amostras do seu artesanato