Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba 328 anos

Cátedra dissemina a identidade curitibana

Cátedra dissemina a identidade curitibana.

 

Uma aula aberta sobre os desafios e inovações na trajetória do planejamento urbano da cidade, transmitida ao-vivo pelo YouTube, marcou o lançamento da Cátedra Curitiba, na noite desta terça-feira (30/3), como parte das comemorações dos 328 anos da cidade.

Fruto de uma cooperação entre a Prefeitura de Curitiba e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a Cátedra passará a oferecer cursos de extensão de curta duração sobre o planejamento e a prática urbana da capital paranaense. Até o mês de maio, no ciclo inaugural de eventos da Cátedra Curitiba, encontros semanais sobre temas da cidade serão transmitidos gratuitamente por canais de Youtube da PUCPR, com a participação de pesquisadores, técnicos, professores e universitários.

A sessão de lançamento foi aberta com mensagens do prefeito Rafael Greca e do reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski, seguida de uma troca de ideias sobre temas curitibanos, com a participação do diretor de Planejamento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), economista urbano Alberto Paranhos, e o professor-doutor Clóvis Ultramari, do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU) da Escola de Belas Artes da PUCPR. A live foi mediada pela professora do Multicom e mestre em Comunicação e Política, Lenise Klenk.

Em mensagem gravada, o prefeito Rafael Greca destacou a Cátedra como ferramenta de compartilhamento dos saberes sobre a cidade.

“Esta é uma aula inaugural da Cátedra Curitiba que tem a função de transformar a identidade curitibana, tudo aquilo que somos, conseguimos e conquistamos em saber compartilhado com os outros”, disse o prefeito.

Ao se dirigir aos participantes, Greca saudou o reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski, a professora Angela Leitão, decana da Escola de Belas Artes, e demais professores e estudantes da universidade e destacou um recorte do início da história da cidade. Ele explicou que Curitiba nasceu de um arraial de mineradores às margens do Rio Atuba, nos idos de 1640. Que a cidade só teve personalidade jurídica, a partir de 29 de março de 1693, quando o Capitão-mor português, Gabriel de Lara, autorizou a fundação da vila e a criação da Câmara Municipal, já no recinto de uma igreja dedicada à Nossa Senhora da Luz, com o título de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba.

O nome Curitiba – “muito pinhão” -, viria do topônimo indígena pronunciado pelo cacique dos campos de Tindiquera, que fincou a sua lança, segundo conta a tradição, no atual local da Catedral, na Praça Tiradentes, dizendo “Curi-itiba”: aqui, muito pinhão.

Voos ousados

Também por mensagem gravada, o reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski, ressaltou que “mesmo diante de um dos momentos mais críticos do tempo em que vivemos, a Cátedra ganhou corpo e tem planejado voos bastante ousados”.

Ele deu boas-vindas aos espectadores, cumprimentou os parceiros do município em nome do prefeito Rafael Greca e técnicos do Ippuc, a decana da Escola de Belas Artes, professores e estudantes da universidade e debatedores do evento de abertura.

Para Gremski, será uma grande honra transformar a PUCPR em um espaço vivo de debates sobre o futuro das cidades, a partir de um legado que fez de Curitiba referência internacional de planejamento.

“Nossa universidade está de braços abertos para receber a todos os interessados nesse debate. São muito bem-vindos estudantes, pesquisadores, representantes da comunidade ou gestores que queiram conhecer as boas práticas de Curitiba e estudar os desafios do planejamento urbano. Queremos acolher gente de todos os cantos, seja de nossa cidade, de outros municípios e estados brasileiros ou até de outros países”, completou o reitor da PUCPR.

Waldemiro Gremski destacou ainda que, sob o selo da Cátedra Curitiba, há uma linha completa de atividades. Parte dessas atividades já colocadas em prática online, no evento de lançamento. Já a execução de outras atividades dependerá do retorno, com segurança, às ruas da cidade, com o fim do isolamento necessário à prevenção e controle da pandemia. Será o caso das visitas guiadas que farão parte dos cursos de extensão abertos à comunidade.

Aula inaugural

Os “Desafios e inovações na trajetória do planejamento urbano de Curitiba” foram tratados ao longo de cerca de uma hora e meia de troca de ideias entre o diretor de Planejamento do Ippuc, Alberto Paranhos e o professor Clóvis Ultramari, da Pós-Graduação em Gestão Urbana da Escola de Belas Artes da PUCPR.

O que a cidade projeta para o futuro, tendo em vista a necessidade do cumprimento das demandas mundiais de sustentabilidade e as demandas por serviços e equipamentos urbanos e a importância da parceria entre a academia e o poder público estão neste contexto. Clique aqui para saber mais como foi a primeira aula da Cátedra Curitiba.

Próximo evento

Na próxima terça-feira (6/4), também pelo YouTube, a arquiteta Ana Cristina Wollmann Zornig Jayme, assessora de Investimentos do Ippuc, e o professor e arquiteto Rodrigo José Firmino irão debater sobre as tendências do planejamento urbano. A programação da primeira série de eventos da Cátedra Curitiba, que também inclui um workshop e um concurso de projetos. A intenção é garantir a transferência de conhecimento sobre o legado do planejamento urbano da cidade para futuras gerações, bem como aprofundar os estudos para o desenvolvimento urbano e social da capital paranaense e de outros municípios do Brasil e do exterior.

A ideia da Cátedra Curitiba foi apresentada à PUCPR pelo prefeito Rafael Greca, em fevereiro de 2019, e formalizada em julho de 2020, pelo prefeito de Curitiba e o reitor da universidade, Waldemiro Gremski, por videoconferência com a participação da decana da Escola de Belas Artes, professora Angela Leitão e professores da instituição, do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur e técnicos do instituto.

Serviço: Cátedra Curitiba

Transmissão pelo Youtube: Canal PUCPR e Canal da Escola de Belas Artes PUCPR