A Cátedra Curitiba lançou em sua terceira aula aberta pelo YouTube, na noite de terça-feira (14/3), o Desafio de Ideias Colaborativas (CoIdeias), com foco no pós-pandemia, mobilidade e mudanças climáticas. A ação é uma parceria da universidade com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Os trabalhos serão desenvolvidos por alunos dos cursos da Escola de Belas Artes da PUCPR até o dia 30 de abril, com as propostas produzidas em vídeos com tempos de três a cinco minutos.
As propostas devem tratar dos seguintes temas: Impactos da Pandemia da Covid-19 sobre a Cidade, Mobilidade Urbana Sustentável e Impactos das Mudanças Climáticas.
As dez melhores ideias serão levadas à votação popular pelo canal de YouTube da universidade para a escolha da vencedora.
O projeto de ideias colaborativas foi apresentado na terceira aula da Cátedra Curitiba pela decana da escola de Belas Artes da PUCPR, professora Angela Leitão, e o coordenador de Pesquisas e Sistemas de Informação do Ippuc, Oscar Schmeiske. A live contou com a participação do professor de Comunicação da PUCPR Marcos José Zablonski.
“Não temos como voltar completamente para a situação anterior à pandemia. Percebemos que as pessoas que estão se adaptando melhor são justamente aquelas que estão tendo as ideias mais criativas, então é hora de validar e incentivar isso”, observou Schmeiske.
Na aula transmitida pelo YouTube, os convidados destacaram a importância da participação dos universitários na formação da cidade inteligente, com destaque para o período pandêmico, em que novos métodos e planos de ação são necessários.
Para o coordenador de Sistemas de Informação do Ippuc, as dificuldades impostas pela pandemia serviram como catalisador para mudanças no cotidiano, tendo feito surgir adaptações que se tornarão definitivas nos campos urbanísticos, de mobilidade, econômico e em diversos outros aspectos.
O vídeo do lançamento do desafio está disponível no canal do YouTube da PUCPR .
LEIA MAIS