Vai ter samba enredo em Libras no carnaval curitibano. A versão integral para a Língua Brasileira de Sinais será apresentada pela Escola de Samba Enamorados do Samba, que entrará na Marechal Deodoro no sábado (14/2), às 23h50, com o enredo Dois Bois e um Sonho: Parintins e Enamorados em uma só Festa.
A versão inclusiva do samba foi gravada pela intérprete Lidiane Rozendo no estúdio do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência (DPcD), que faz parte da estrutura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH), para orientar a performance da Ala dos Raros ou Ala da Inclusão da Escola.
OUÇA AQUI
Lidiane Rozendo, intérprete de libras
O trabalho ficou pronto depois de duas semanas de pesquisa sobre sinais regionais e termos usados pela comunidade indígena do norte do Brasil. “Foi necessário pesquisar com a comunidade surda e com intérpretes com referências sobre o Festival de Parintins para conhecer termos muito diferentes e específicos. Foi bem complexo e gratificante, pois só enriquece o nosso vocabulário”, avalia a intérprete.
Para fazer bonito
O resultado desse esforço já está sendo usado nos ensaios dos cerca de 20 integrantes da ala. A Enamorados ensaia na sede do Paraná Clube, no Guaíra. O grupo volta a praticar nesta quarta-feira, às 19h.
São 25 integrantes se preparando para reunir na Marechal Deodoro, a passarela do samba curitibana, pessoas com diversos tipos de deficiência e seus acompanhantes – entre eles quem tem mobilidade reduzida ou usa cadeira de rodas, pessoas com deficiência intelectual e também doenças raras.
“A Enamorados quer se comunicar com toda a comunidade e, com isso, prova que o carnaval é para todos”, define a diretora da Escola, Paula Armentano.
HTML snippet. Press Enter to type after or press Shift + Enter to type before the widget