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Trânsito

Campanha "Lei Seca - Vai Pegar" começa no dia 14

A Prefeitura de Curitiba lança oficialmente no próximo dia 14 a campanha "Lei Seca Vai Pegar", uma ação ampla destinada a ampliar a conscientização sobre os perigos de dirigir sob efeito de álcool e a tornar mais rigorosa a fiscalização desse tipo de infração. Foto: Everson Bressan/SMCS

A Prefeitura de Curitiba lança oficialmente no próximo dia 14 a campanha “Lei Seca – Vai Pegar”, uma ação ampla destinada a conscientizar sobre os perigos de dirigir sob efeito de álcool e a tornar mais rigorosa a fiscalização desse tipo de infração. A campanha irá envolver blitze diárias de fiscalização em todas as regiões da capital paranaense; blitze educativas; e anúncios em mobiliário urbano, ônibus e internet.

“O foco da campanha será principalmente educar e prevenir”, afirma o secretário extraordinário de Relações com a Comunidade, Caíque Ferrante. “Não estamos contra aquele cidadão que gosta de beber, não queremos impedir que ele tenha seu entretenimento. O que não queremos é a associação da bebida com a direção de veículos. Em função da própria lei federal que já existe e deve ser cumprida, não podemos mais admitir que a pessoa beba e vá dirigir depois”, afirma.

A campanha envolverá também as secretarias municipais de Trânsito, Defesa Social (por meio da Guarda Municipal) e Comunicação Social e será realizada em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e o Instituto Paz no Trânsito.

No dia 14, terão início as blitze específicas da Lei Seca, realizadas em parceria pelo BPTran, Setran e Guarda Municipal. A previsão é que aconteçam, em média, três blitzes diárias da Lei Seca em Curitiba. Essa ação será permanente e realizada em todos os bairros da cidade. Como lembra um dos motes da campanha de mídia, “mais cedo ou mais tarde, todo mundo que beber e dirigir será pego pela Lei Seca”.

Ainda no dia 14, começam as ações educativas, com distribuição de folhetos e materiais alertando sobre o rigor da Nova Lei Seca. A partir do dia 17 de junho, serão realizadas simulações de acidentes de trânsito em algumas regiões da capital, seguidas de ações educativas com distribuição de folhetos e orientação de representantes dos órgãos envolvidos na campanha sobre o abuso do álcool no trânsito. No dia 23 de junho, começam as ações educativas nos parques.

Na internet, a campanha de mídia será focada principalmente no público jovem, com diversas ações nas redes sociais (Facebook, Twiter) e anúncios em sites e blogs. Os anúncios no mobiliário urbano e nos ônibus também trarão mensagens de impacto sobre o assunto.

Para Christiane Yared, presidente do Instituto Paz no Trânsito, as blitze e ações educativas serão importantíssimas para a mudança de comportamento do curitibano no trânsito. “Nossa posição é a favor da educação. Queremos que as pessoas tenham o direito de ir e vir e cheguem bem em casa. Temos que orientar sobre os perigos do álcool no trânsito, para que toda sociedade tome consciência da situação. Cada um tem que fazer seu papel”, afirmou.