As ações da Prefeitura de Curitiba relativas ao inverno deste ano ganharam o reforço da Câmara Municipal, que aderiu à Campanha do Agasalho lançada pelo prefeito Eduardo Pimentel no dia 16, na sede da Fundação de Ação Social (FAS), junto da Operação Inverno 2025.
Nesta terça-feira (20/5), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aderiu oficialmente à campanha, tornando-se um dos pontos oficiais de arrecadação de roupas, calçados e cobertores para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, participou da sessão plenária e pediu o empenho dos vereadores no enfrentamento ao frio curitibano.
“Precisamos levantar um grande número de doações de roupas e cobertores, de materiais para o inverno”, disse Renan Rodrigues.
A campanha tem como objetivo arrecadar peças em bom estado para distribuição à população em situação de rua e famílias em risco social.
A iniciativa integra a Operação Inverno 2025, que oferecerá 1.640 vagas de acolhimento em 33 unidades da cidade, com possibilidade de ampliação conforme a demanda. “Quero agradecer a Câmara por ser ponto de coleta. O curitibano é solidário e neste ano não vai ser diferente”, destacou o presidente da FAS.
Ele pediu doações de roupas masculinas, que normalmente são arrecadadas em menor quantidade.
Na Câmara, os pontos de coleta ficam nas entradas dos Anexos 1 e 2, situados respectivamente em frente à Praça Eufrásio Correia e na esquina da Rua Lourenço Pinto com a Avenida Visconde de Guarapuava. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, por servidores, vereadores, funcionários terceirizados e pela população em geral.
“Estamos compenetrados, com a Prefeitura de Curitiba e com a FAS, em transformar o inverno em uma estação de solidariedade, incentivando a sociedade a participar”, destacou o presidente da Câmara, vereador Tico Kuzma (PSD).
A Operação Inverno da Prefeitura vai até 22 de setembro, podendo ser estendida caso as baixas temperaturas persistam.