Ir para o conteúdo
Balanço 2025

Regional Boqueirão teve avanço do Novo Inter 2, Caps e licitação para trincheiras da Linha Verde

Curitiba lança edital para construção de duas trincheiras e requalificação viária na região do Xaxim.



Texto: Miguel Ângelo de Andrade
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)


A chegada das grandes obras de mobilidade do Novo Inter 2 marcaram o ano de 2025 na Regional Boqueirão. A região, que abrange os bairros Boqueirão, Hauer, Xaxim e Alto Boqueirão, também comemorou o avanço de outro grande projeto estruturante: as trincheiras da Vila São Pedro, que vão eliminar gargalos no trânsito na região sul da cidade, e estão em processo de licitação.

Além disso, os moradores também foram beneficiados com investimentos da Prefeitura, como a nova sede do Caps Boqueirão, a implantação da horta Campo Belo, asfalto novo nas ruas e a modernização do principal ponto turístico da região, o Zoológico do Alto Boqueirão.

Infraestrutura e ônibus elétricos

O projeto do Novo Inter 2, que integra o PRO Curitiba, o maior programa de requalificação e obras da capital, abrange a requalificação de 22 km entre o Xaxim e o Hauer. As obras estão acontecendo nas ruas Santa Amélia, Aníbal Requião, Antônio Rebelatto, no Xaxim, e Paulo Setúbal, no Boqueirão.

Morador do Hauer desde 1975 e conselheiro municipal de saúde, o aposentado Antônio Brasil, aprovou a reestruturação.

“Eu acho excelente a região sul contemplada, especialmente o Hauer, onde moro, mas esta é uma obra que vai atender a cidade toda. Parabenizo o prefeito Eduardo Pimentel. É um sacrifício inicial (conviver com as obras), mas o bem que isso fará no futuro é muito grande”, disse Brasil.

Novas trincheiras

Em 2025, a Prefeitura lançou o edital de licitação para a construção de duas trincheiras na região da Estação Vila São Pedro, na Linha Verde, e a requalificação viária do entorno. Os investimentos estimados são de R$ 110,5 milhões, resultado de uma parceria entre o Governo do Paraná e a Prefeitura de Curitiba. A intervenção vai beneficiar os bairros Xaxim, Novo Mundo e Capão Raso e tem como objetivo eliminar gargalos no trânsito da cidade.

Manutenção da malha viária

A Prefeitura não descuidou da manutenção das ruas da Regional Boqueirão. Asfalto novo foi implantado em 31,4 km de vias na região, em 24 ações nos bairros.

Além da recuperação do asfalto, a Rua Tenente Antônio Pupo, no Xaxim, está recebendo novas galerias de drenagem, que ajudam a minimizar situações de alagamento.

As melhorias no pavimento também contemplaram as ruas Raul Poitevim e Raul Rodrigues Gomes (Alto Boqueirão), solicitadas pelos moradores através do programa Fala Curitiba. E importantes artérias da região, como a José Hauer (1,9 km - Boqueirão), Anne Frank (3,9 km – Boqueirão) e Francisco Derosso, no Alto Boqueirão, que teve 2,5 km de pavimento recuperado.

Mobilidade do pedestre

Para promover a segurança nos deslocamentos dos pedestres, a Prefeitura investiu na recuperação de calçadas na Rua Laudelino Afonso Rocha, beneficiando os usuários da Unidade de Saúde São Pedro, no Xaxim.

Também foram recuperados os passeios das ruas Cascavel, Rosalina Casaria e Tenente Tito Ferreira de Castro (Boqueirão) e Jacob Derosso (Xaxim), perfazendo mais 275 metros de calçadas.

E foram implantadas quatro rampas de acessibilidade na Francisco Derosso, com as Ruas Olímpio de Paula Xavier e Doutor Décio Dossi.

Correção geométrica

Para dar mais segurança e fluidez ao trânsito da região, foi implantada correção geométrica nos dois retornos na Wilson Dacheux Pereira, na altura das ruas Laranjeiras do Sul e a Pastor Antônio Polito, no Alto Boqueirão.

Já as ruas José Osires Baglioli (altura da Praça Nelson Saternaski Monteiro) e João Batista Zagonel Passos (em frente CMEI David Carneiro), no Xaxim, receberam área de estacionamento para carros.

Prevenindo alagamentos

Houve intervenções de drenagem no Córrego Alto Boqueirão. A ação incluiu a limpeza de valas e o assentamento de cerca de 100 metros de tubulação de grande porte. Também foi realizada limpeza nos córregos Jardim Esmeralda (Xaxim) e Waldemar Loureiro Campos (Boqueirão).

Novo itinerário de ônibus

Os moradores da Vila Pantanal, no Alto Boqueirão, foram beneficiados com o novo itinerário da linha de ônibus 533- Érico Veríssimo/Pantanal, que liga a região ao Terminal Boqueirão. Como isso foram criadas duas paradas na Rua Maria Josephina Monteiro Franco, que também foi asfaltada.

Horta Campo Belo

Em setembro de 2025, a Prefeitura entregou a horta Comunitária Campo Belo, no Alto Boqueirão, a 216ª da cidade. Com 1.700 m² de área, o espaço beneficia diretamente 25 famílias da região com acesso à produção de hortaliças, frutas e cultivos de lavoura baseada em práticas sustentáveis.

Caps Boqueirão

Também no mês de setembro, entrou em funcionamento a nova sede do Caps Boqueirão, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 7.225. A nova estrutura é maior e mais adequada ao atendimento dos usuários, passando de um imóvel de 781 metros quadrados para 1.341 metros quadrados. 

Wi-fi no zoológico

O Zoológico de Curitiba, um dos maiores pontos turísticos da capital, completou 43 anos em 2025 e recebeu várias melhorias. Uma delas é o wi-fi da internet pública instalado no local. Além disso, foram feitas obras nos últimos três anos que resultaram na construção de novos recintos para animais e na repaginação geral do circuito de visitação. 

30 anos

A Rua da Cidadania do Boqueirão, a pioneira de Curitiba, completou 30 anos de existência em 2025. Local do famoso evento Boqueirão Fashion – Semana da Moda de Curitiba, o prédio recebeu iluminação cênica, rampa de acessibilidade, além da instalação de um posto da Copel, reabertura da sala de atendimento da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional e a emissão da Carteira de Idoso.

Situações de emergência

A Regional Boqueirão vai contar com um Centro de Desenvolvimento de Brigadistas. As obras começaram este ano e o objetivo será habilitar servidores para situações de emergência, como primeiro a atendimento a combate a incêndio e traumas.