Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Agricultura Urbana

Prefeito Eduardo Pimentel inaugura a 216ª horta comunitária de Curitiba no Alto Boqueirão

O prefeito Eduardo Pimentel, acompanhado do secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, e de demais autoridades, inaugura a Horta Comunitária Campo Belo, no Alto Boqueirão. Curitiba, 05/09/2025. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

A comunidade do Alto Boqueirão ganhou, nesta quinta-feira (5/9), a Horta Comunitária Campo Belo, a 216ª da cidade. A inauguração foi marcada por clima de festa, com apresentação da Banda Lyra, a participação dos alunos do CMEI Escritor Elias José, além da presença de autoridades e moradores que celebraram a transformação do espaço em um local de convivência, aprendizado e produção de alimentos saudáveis.

“A horta urbana é um dos projetos que eu mais gosto na cidade de Curitiba porque ocupa um espaço que estava deteriorado, às vezes com lixo, mato e insegurança, e transforma em vida, saúde e união. Aqui não tem wi-fi, não tem 5G, mas tem muito de cidade inteligente. É comunidade reunida, é criança botando a mão na terra e é alimento saudável na mesa do curitibano”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel durante a inauguração.

Com 1.700 m² de área, o espaço vai beneficiar diretamente 25 famílias da região, que terão acesso à produção de hortaliças, frutas e cultivos de lavoura baseada em práticas sustentáveis. A horta também contará com compostagem de resíduos orgânicos e uma colmeia de abelhas nativas sem ferrão, valorizando a polinização e aumentando a produtividade agrícola.

A área está dividida em duas partes principais: 75 canteiros de hortaliças em 900 m² e um pomar com aproximadamente 800 m², onde estão sendo plantadas árvores frutíferas cítricas e nativas, além de espécies de ciclo anual, em modelo agroflorestal. O investimento da Prefeitura foi de cerca de R$ 22 mil em insumos, como terra preta, blocos de concreto, mudas, calcário, colmeia de abelhas nativas e materiais para cercamento.

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, destacou o caráter comunitário do espaço. “É um local de convívio, para conversar, conhecer o vizinho, trocar ideias, plantar uma erva medicinal, organizar mutirões. A gente espera que todos façam bom proveito desse espaço e cuidem dele com carinho”, disse Leverci.

Comunidade

Moradores da região já celebram a transformação. O casal de aposentados Augusta e Antônio Esmahazubek, participou da inauguração com a vizinha Irene Kazmierczak, também aposentada. “É um projeto maravilhoso que recuperou um espaço que estava cheio de lixo”, disse Augusta. Irene contou que tem horta em casa. “Como já tenho horta, deixo para quem não tem. Mas se sobrar verdura, eu compro deles”, brincou ela.

A designer May Lin Feldkircher destacou a experiência de cultivar ao lado da família. “Meu marido veio do interior, mas eu sou de Curitiba e tinha pouco conhecimento sobre plantar. Agora, colher os alimentos e ensinar minha filha têm sido inenarrável. Já temos alfaces, rúcula, cebolinha, salsinha e vamos ampliar. Plantamos também árvores que, no futuro, vão dar frutos para nossa filha colher”, ressaltou.

Já o coordenador da horta, Edson Reis Batista, se emocionou ao falar do impacto positivo do projeto na vida das famílias. “Agradeço à Prefeitura que sempre esteve junto. Esse trabalho transformou nossa rotina e até minha saúde. Eu pesava 104 quilos e hoje estou com 90. Curitiba transforma as coisas”, reforçou.

Presenças

A inauguração contou com a presença do deputado estadual Alexandre Amaro; do presidente da Câmara Municipal, vereador Tico Kuzma; dos vereadores Lórens Nogueira, Jasson Goulart, Meri Martins, Sargento Tania Guerreiro e João da 5 Irmãos; da superintendente da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Simone Amaro; e do coordenador da horta Campo Belo, Edson Reis.