Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Calçadão da Rua XV

Blitz oferece assistência jurídica gratuita para pessoas com deficiência em Curitiba

Blitz oferece assistência jurídica gratuita para pessoas com deficiência em Curitiba.

Quem caminhar pelo calçadão da Rua XV de Novembro, na sexta-feira (26/5), a partir das 13h, poderá tirar dúvidas e receber orientações jurídicas voltadas para as pessoas com deficiência. A blitz gratuita será na Boca Maldita e é oferecida pela Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Paraná (Adepar), com o apoio do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Prefeitura de Curitiba. 

A ação faz parte da campanha nacional Defensoria Pública: Em Ação pela Inclusão, iniciativa da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep). O objetivo é destacar o papel desempenhado pelos defensores públicos na garantia dos direitos das pessoas com deficiência.

De acordo com a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes, durante a ação a equipe da Prefeitura vai apresentar todos os serviços gratuitos que o município oferece para as pessoas com deficiência. 

“Além das informações jurídicas, como direitos, benefícios e isenção de impostos, vamos ter uma intérprete da Central de Libras para facilitar a comunicação das pessoas surdas que procurarem a blitz”, disse Denise Moraes. 

Serviços gratuitos

Entre os serviços gratuitos do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência está a Central de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que oferece acessibilidade de comunicação aos surdos em Curitiba, como consultas médicas, entrevistas de trabalho, tribunais e outros.

Outro serviço é o Transporte Acesso, micro-ônibus equipado com elevador, cadeira de rodas e outros acessórios adequados, que busca a pessoa com deficiência na porta de casa, leva até o seu compromisso e a deixa novamente em casa.

Também há a Câmara Técnica de Acessibilidade, que tem como missão propor ações e promover políticas municipais de acessibilidade para uma cidade inclusiva e cidadã. Além disso, estão disponíveis às pessoas com deficiência o atendimento psicossocial, jurídico e apoio à empregabilidade

Serviço: Blitz com orientação jurídica para pessoas com deficiência

Data: sexta-feira (26/5), a partir das 13h
Local: Calçadão da Rua XV de Novembro, Boca Maldita, Centro