Pessoa com Deficiência
Central de Libras - Língua Brasileira de Sinais
Serviço que realiza a mediação da comunicação entre surdos e ouvintes, por meio da tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Libras/Português e Português/Libras.
A Central de Libras, do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, conta com equipe de intérpretes para acompanhar pessoas surdas a compromissos socioassistenciais, jurídicos, de saúde, entrevista de emprego, entre outros.
O atendimento é feito nas modalidades online e presencial.
Agenda
A recomendação é verificar o serviço com antecedência para confirmar a disponibilidade de data e horário na agenda da equipe.
Para solicitar o seu agendamento
WhatsApp: (41) 9 99742594 / 9 85342258 / 9 85350024 / 9 9255-8206
Telefone: (41) 3221-2262
Disponível também o e-mail centraldelibras@curitiba.pr.gov.br
Horário de Atendimento: das 8h às 12h e das 13 às 17h
Legislação aplicável
Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002: dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras. É reconhecida como meio legal de comunicação expressão. Devem ser garantidas, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão de Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.
Lei n.º 12.319, de 1º de setembro de 2010: regulamenta o exercício da profissão de Tradutor e Intérprete de Libras. Sua formação deve ser realizada por cursos de educação profissional, cursos de extensão universitária ou cursos de formação continuada.
Outras atividades promovidas pelo Departamento dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, relacionadas à Central de Libras:
Conversação em Libras (presencial, todo último domingo do mês)
Reunião da Comunidade Surda (presencial, trimestral)
Secretaria do Governo Municipal
Locais de Atendimento
Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.