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Pessoa com Deficiência

Central de Libras – Língua Brasileira de Sinais

Este é serviço da Prefeitura de Curitiba, que facilita a comunicação entre surdos e ouvintes, por meio da interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A Central de Libras, do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, conta com equipe especializada (intérpretes) para acompanhar pessoas surdas a compromissos socioassistenciais, jurídicos, de saúde, entrevista de emprego, entre outros. 

O atendimento é feito nas modalidades online e presencial.

Nos casos de acompanhamento em órgão público, a recomendação é contatar o serviço uma semana antes da data marcada, para confirmar a disponibilidade na agenda da equipe.  

Libras é uma língua reconhecida oficialmente no Brasil. Tem gramática e sistema linguístico próprio. Permite a expressão e a comunicação por sinais, expressões faciais e corporais.

Para solicitar agendamento 
WhatsApp: (41) 99255-8206
Telefone: (41) 3221-2262

Horário de Atendimento: das 8h às 12h e das 13 às 17h 
Disponível também o e-mail centraldelibras@curitiba.pr.gov.br

Legislação
Lei 10.436, de 24 de abril de 2002: dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras. É reconhecida como meio legal de comunicação expressão. Devem ser garantidas, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão de Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.  
Lei 12.319, de 1º de setembro de 2010: regulamenta o exercício da profissão de Tradutor e Intérprete de Libras. Sua formação deve ser realizada por cursos de educação profissional, cursos de extensão universitária ou cursos de formação continuada.

Outras atividades promovidas pelo Departamento dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, relacionadas à Central de Libras:

Conversação em Libras (online, semanal) e Comunidade Surda - Roda de Conversa  (presencial, bimestral)

Secretaria do Governo Municipal

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.