Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Pessoa com Deficiência

Central de Libras - Língua Brasileira de Sinais

Este é serviço da Prefeitura de Curitiba, que realiza a mediação da comunicação entre surdos e ouvintes, por meio da tradução e  interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Libras/Português e Português/Libras.

 A Central de Libras, do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, conta com equipe especializada (intérpretes) para acompanhar pessoas surdas a compromissos socioassistenciais, jurídicos, de saúde, entrevista de emprego, entre outros. 

O atendimento é feito nas modalidades online e presencial.

Consultar disponibilidade de agenda

Nos  atendimentos em geral, a recomendação é verificar o serviço com antecedência para confirmar a disponibilidade de data e horário na agenda da equipe.  

Libras é uma língua reconhecida como meio de comunicação no Brasil. Tem gramática e sistema linguístico próprios. Permite a expressão e a comunicação por sinais, expressões faciais e corporais.

Para solicitar o seu agendamento 

WhatsApp: (41) 9 99742594 / 9 85342258 / 9 85350024 / 9 9255-8206

Telefone: (41) 3221-2262

Disponível também o e-mail centraldelibras@curitiba.pr.gov.br

Horário de Atendimento: das 8h às 12h e das 13 às 17h 

Legislação aplicável 

Lei n.º 10.436, de 24 de abril de 2002: dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras. É reconhecida como meio legal de comunicação expressão. Devem ser garantidas, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão de Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.  
Lei n.º 12.319, de 1º de setembro de 2010: regulamenta o exercício da profissão de Tradutor e Intérprete de Libras. Sua formação deve ser realizada por cursos de educação profissional, cursos de extensão universitária ou cursos de formação continuada.

Outras atividades promovidas pelo Departamento dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, relacionadas à Central de Libras:

Conversação em Libras (presencial, todo último domingo do mês) 
Reunião da Comunidade Surda  (presencial, trimestral)

Secretaria do Governo Municipal

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.