Um importante eixo viário que liga os bairros Portão e Vila Guaíra está sendo requalificado pela Prefeitura de Curitiba. As obras de manutenção do asfalto contemplam as ruas Engenheiro Niepce da Silva, Arion Niepce da Silva, um trecho da Rua Eduardo Carlos Pereira (via rápida Portão-Centro) e a Rua Ponta Grossa, somando 1,45 km de novo pavimento na região.
Coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), os trabalhos integram o programa de manutenção da malha viária, que já assegurou mais de 198 km de pavimentação em diferentes bairros, desde janeiro, entre obras concluídas e em andamento, totalizando 335 intervenções por toda a cidade.
Mobilidade na região
O secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, destacou a importância do conjunto de obras para a mobilidade da região.
“As ruas Engenheiro Niepce da Silva e Arion Niepce da Silva formam um binário fundamental de ligação entre Santa Quitéria e Vila Guaíra, pela Avenida Kennedy. Já realizamos a requalificação das calçadas e agora estamos recuperando o pavimento, garantindo mais conforto, segurança e acessibilidade. É um investimento expressivo da Prefeitura em uma região adensada, com grande circulação do transporte coletivo, especialmente do sistema BRT”, afirmou Jamur.
OUÇA AQUI
Luiz Fernando Jamur, secretário municipal de obras públicas
As obras de pavimentação que melhoram a mobilidade nos bairros são parte do Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba), o maior da história da cidade, que engloba mais de R$ 6 bilhões em investimentos da gestão Eduardo Pimentel entre 2025 e 2028.
Rápida liberada
A primeira etapa, na Rua Eduardo Carlos Pereira, já foi finalizada e deve receber nova sinalização nos próximos dias. Nesta sexta-feira (7/11), as equipes concentraram os trabalhos na Rua Arion Niepce da Silva, com previsão de conclusão até sábado. Na sequência, o serviço avança para a Rua Engenheiro Niepce da Silva, que deve ser concluída até segunda-feira (10/11). Depois, será a vez da reciclagem do asfalto na Rua Ponta Grossa e das novas sinalizações. O cronograma poderá ser ajustado conforme as condições do tempo.
Durante as intervenções, o trânsito tem bloqueios parciais devidamente sinalizados, com acompanhamento de agentes da Superintendência de Trânsito (Setran), que orientam motoristas e pedestres.
Segundo Diego Prendin, diretor da Unidade Técnica de Infraestrutura e Pavimentação (Utip), os serviços utilizam diferentes métodos conforme o estado do pavimento.
“Nos trechos em melhores condições, fazemos a fresagem e o recape, com a retirada da camada superficial e aplicação de uma nova capa asfáltica. Já nas áreas mais danificadas, aplicamos a reciclagem, que reaproveita o material existente e o estabiliza com cimento, formando uma base mais resistente e durável. Essa combinação garante melhor desempenho e maior vida útil ao pavimento”, explicou Prendin.