Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Pós-reassentamento

Bem-estar para todos: cães e gatos da Vila Divino recebem vacinas e cuidados especiais

O Residencial Divino recebeu a equipe da Rede de Proteção Animal para uma ação clínica. A tutora Maria com as cachorrinhas Kiara e Lorena. Curitiba, 10/10/2025. Foto: Eduardo Amatuzzi/Cohab

Moradores do Residencial Divino, no Atuba, receberam atendimento especial para seus cães e gatos nesta sexta-feira (10/10). A ação integra o trabalho de pós-reassentamento desenvolvido pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) com famílias transferidas de áreas de risco.

Veterinários da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba percorreram as 72 moradias já entregues do conjunto, onde a Cohab diagnosticou a presença de 43 animais.

“Nos projetos de reassentamento, o trabalho da Cohab não termina quando a família recebe sua nova moradia. Os técnicos sociais e ambientais continuam acompanhando os moradores para oferecer todo o suporte necessário ao novo estilo de vida”, explica o presidente da Companhia, André Baú.

A ação clínica com os bichinhos de estimação faz parte dessas atividades que visam ampliar a qualidade de vida e promover o bem-estar da comunidade. De casa em casa, os profissionais da Rede de Proteção Animal realizaram uma série de cuidados, como aplicação de vacinas polivalentes e antirrábicas, vermífugo e produto antipulgas. Também foram dadas orientações sobre guarda responsável e realizados agendamentos para castração.

Moradores elogiam

A diarista Eliana de Oliveira, 43 anos, mudou de vida após a transferência para a casa nova. Nesta sexta-feira, sua gata Viky recebeu atendimento dos veterinários da Prefeitura, e a tutora aprovou a iniciativa.

“Depois de dez anos vivendo em dificuldades, aqui é outra vida, muito mais tranquila. E essa ação com os animais facilita bastante para nós, por não precisar se deslocar nem gastar dinheiro para cuidar dos bichinhos”, contou Eliana, que vive com o marido e dois filhos.

Já Maria Pantoja, 19 anos, tem duas cachorrinhas – a Kiara, de 2 meses, e a Lorena, de 7 anos. Elas tomaram vermífugo, receberam vacinas e também antipulgas. “Incrível essa ação da Prefeitura, estou muito agradecida. Cuidar de animal é caro, ainda mais eu que tenho as duas e quero o melhor para elas”, afirmou.

O casal de gatos Magrinho e Cristal, que vive com Elizeu e Vasti Amaral, também foi atendido. “Uma maravilha, excelente ideia, ajuda demais a população”, disse Elizeu.

Vila Divino

A Vila Divino está passando por um processo de transformação. As habitações precárias deram lugar a um conjunto habitacional de qualidade, com toda a segurança e o conforto que as famílias merecem. Das 108 moradias que compõem o projeto, 72 já foram entregues e outras 36 estão em fase de construção. Estão sendo investidos R$ 23,9 milhões do orçamento municipal.