Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Novas moradias

Projeto da Vila Divino avança no Atuba; mais 36 casas são construídas

Obras do Residencial Divino III, em construção pela Cohab no bairro Atuba. Curitiba, 20/08/2025. Foto: Rafael Silva / Cohab

O projeto de urbanização e reassentamento da Vila Divino, no Atuba, entrou na última etapa com o início da construção de 36 novas moradias em local onde antes havia uma precária ocupação irregular, às margens do Rio Atuba. As novas casas fazem parte de um total de 108 unidades, das quais 72 foram entregues no mês de maio pelo prefeito Eduardo Pimentel. 

A intervenção da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) representa investimento de R$ 23,9 milhões, com recursos próprios do orçamento municipal. De acordo com a última medição realizada, 67% do projeto de urbanização já estão concluídos.  

O conjunto é dividido em três condomínios: os residenciais Divino I e II já estão habitados e o Divino III encontra-se na etapa de fundações, com a cravação de estacas pré-moldadas. Após a cravação, será realizado o arrasamento das estacas e a confecção dos blocos de fundação, seguido da execução das vigas baldrames, que completarão a fundação antes do início das estruturas do pavimento térreo.

“Também já foram realizados serviços relevantes de infraestrutura, como muros de arrimo, muros de vedação e aterro, garantindo a estabilidade do terreno e a preparação adequada para as fundações. Estes serviços representam etapas críticas e essenciais para a segurança estrutural e execução correta das próximas fases da obra”, explica o diretor técnico da Cohab, Diogo Pouzato.


Na expectativa

A vendedora Gelcira Bonfim, 54 anos, será uma das beneficiadas com as novas moradias do Residencial Divino III. Atualmente ela mora em uma casa alugada, que está pagando com o benefício auxílio-moradia ofertado pela Cohab. Ela conta que está ansiosa para ter uma casa para chamar de sua.

“Eu sempre passo pela obra para dar uma olhada. A expectativa está grande, não vejo a hora, tenho certeza que será muito emocionante”, conta ela, que passou 11 anos vivendo na área irregular atendida pelo projeto.

Todas as famílias que aguardam a conclusão das obras estão recebendo auxílio-moradia para custear o aluguel, até que as casas novas estejam prontas. 

Próximas etapas

De acordo com a última medição realizada, 67% da obra geral já está concluída. O projeto inclui pavimentação de vias, calçadas, redes de água, drenagem, esgoto e iluminação pública. Todas as moradias são equipadas com painéis fotovoltaicos para geração de energia elétrica de uso doméstico. 

A entrega completa do Divino III está prevista para o primeiro semestre de 2026.