Uma tecnologia tornou a travessia de pedestres e ciclistas que chegam ao Parque Barigui pela Rua General Mário Tourinho mais segura, especialmente os mais desatentos. São barras de LED instaladas no chão em frente à faixa de pedestres. Ligadas ao semáforo, as barras ficam verdes quando o sinal está aberto para atravessar e vermelhas quando é a vez dos automóveis.
“A implantação de barras de led é mais uma ação dentro da gestão do prefeito Eduardo Pimentel para que no trânsito sejam prioridades a sinalização, a manutenção do bom fluxo, a mobilidade urbana e, principalmente, a proteção das pessoas”, destacou o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Ferreira Vianna.
OUÇA AQUI
Secretário Rafael Ferreira Vianna
Disputando atenção
Em 2024, foram registradas 850 ocorrências de atropelamento em Curitiba. A nova tecnologia busca alertar pedestres e ciclistas desatentos, especialmente os que usam telefone celular enquanto fazem a travessia.
O equipamento tem chamado a atenção de quem cruza a Mario Tourinho, como a médica Giovana Menegaro, que leva as cachorras Rita e Leila para passear no Barigui. Logo que se deparou com a tecnologia entendeu sua função e relevância em um mundo cada vez mais virtual.
“Primeiro, eu achei que fosse decorativo, depois eu percebi que é para alertar quem atravessa olhando para o chão porque está falando ao celular ou digitando”, contou a médica.
OUÇA AQUI
Giovana Menegaro, médica
O superintendente de trânsito de Curitiba, Bruno Pessuti, explica que as barras funcionam como um espelho do semáforo em um espaço que ocupa cada vez mais o olhar das pessoas, o chão.
“Hoje em dia a gente verifica que muitos pedestres utilizam celular e não se atentam para olhar o porta-foco que fica na altura dos olhos. Os pedestres têm seu olhar voltado para o celular e consequentemente para o chão. Por isso, a instalação das barras de LED em espelho orienta o pedestre sobre a travessia segura”, explicou o superintendente.
OUÇA AQUI
Bruno Pessuti, superintendente de Trânsito
O casal carioca Jane Dias Santos, gerente de clínica, e Eduardo Dias Santos, supervisor de operações, veio aproveitar as férias em Curitiba pelo segundo ano consecutivo e, ao visitar o Parque Barigui, se surpreendeu com a nova tecnologia. Eles contam que não conheciam as faixas de LED, mas se interessaram pela utilidade.
“É interessante principalmente para os desavisados, como eu, e também as pessoas que estão andando de bike ou com carrinho de bebê, olhando mais para baixo que para cima”, apontou Jane, e seu marido adicionou: “Ajuda quem tem problema de visão também, porque sinaliza, né? À noite deve ficar mais em evidência, então fica melhor para a pessoa poder enxergar”, disse Eduardo.
OUÇA AQUI
Jane e Eduardo Dias Santos
A ciclista Marineide Araújo, que circula bastante na região, concorda com o casal. “As barras ajudam bastante a enxergar quando eu tô de bike, principalmente à noite, quando têm maior destaque”, contou Marineide.
Âncora
Pontos estratégicos
As barras estão sendo instaladas em pontos estratégicos de Curitiba, em regiões com grande fluxo de pedestres como shoppings centers e estádios de futebol. Além da chegada ao Parque Barigui, as faixas já iluminam a travessia de quem vai ao Shopping Jockey Plaza, no Tarumã, e ao redor da Ligga Arena, em quatro cruzamentos: Avenida Presidente Getúlio Vargas com Rua Buenos Aires; Rua Brasílio Itiberê com Rua Buenos Aires; Rua Brigadeiro Franco com Avenida Presidente Getúlio Vargas; e Avenida Presidente Getúlio Vargas com Rua Desembargador Motta.
A Visconde de Guarapuava também está sendo contemplada com barras de LED no cruzamento com a Rua Alferes Poli, onde há muito movimento noturno de pedestres. A área foi escolhida pela proximidade com pontos de transporte coletivo, e com a Santa Casa, FAE Business School e o Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima.