Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Trânsito

Programação do Maio Amarelo tem dia dedicado à segurança dos motociclistas de Curitiba

Maio Amarelo blizt educativa da escola de trânsito para prevenção de acidentes com Motociclistas no Tatuquara. Curitiba, 16/05/2025 Foto: Levy Ferreira/SECOM

Nesta sexta-feira (16/5), a Superintendência de Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), por meio da Escola Pública de Trânsito ABC, realizou blitz educativa com motociclistas, no Tatuquara. 

De acordo com dados preliminares do Programa Vida no Trânsito (PVT), os motociclistas correspondem a aproximadamente 50% das vítimas em acidentes fatais de trânsito. Em 2024, foram registrados 5.066 acidentes envolvendo motociclistas condutores, com 24 óbitos no local do acidente - 88 motociclistas estavam sem capacete. Apenas em 2025, já ocorreram 2.014 acidentes da mesma natureza, com 14 óbitos até o momento.

A abordagem educativa teve o objetivo de conscientizar os motociclistas sobre a necessidade de utilizar sempre os equipamentos adequados e respeitar a sinalização e as leis de trânsito para terem segurança. Durante a ação, foram distribuídos folders educativos e antenas de segurança retrátil, que são fixadas nas motocicletas para evitar que materiais como linhas de pipa com cerol (substância cortante) causem acidentes aos motociclistas.

“Buscamos ajudar os motociclistas na importância de seguir as regras de trânsito, reduzir a velocidade para fazer entregas e chegar ao destino em segurança, fazendo com que toda cidade conviva melhor”, explicou o superintendente de Trânsito da SMDT, Bruno Pessuti.

Segundo a diretora da Escola Pública de Trânsito ABC, Melissa Puertas Sampaio, a blitz educativa também foi um momento oportuno para demonstrar a preocupação da Prefeitura com os condutores. 

O assistente administrativo Rivaldo Barbosa, que perdeu um amigo durante um acidente de trânsito, apoia as ações educativas, principalmente direcionadas ao público jovem. “Recentemente perdi um amigo, também de acidente, só que ele empinava a moto, essas coisas. Eu não faço isso, mas tem jovens que fazem. É um passo na verdade para se ajudarem”, concluiu.

Maio Amarelo

O tema da campanha Maio Amarelo deste ano é “Desacelere, seu bem maior é a vida”. Ao longo deste mês, a Superintendência de Trânsito, da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), por meio da Escola Pública de Trânsito ABC, vai realizar uma série de ações educativas, voltadas à prevenção e preservação de vida.

A programação da campanha envolve palestras em escolas municipais e empresas privadas, além de blitz educativas nas ruas, canaletas e demais faixas exclusivas do transporte coletivo.