Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Incentivo ao Esporte

Atletas curitibanos conquistam medalhas internacionais e representam o Brasil em competições de destaque

Atletas curitibanos conquistam medalhas internacionais e representam o Brasil em competições de destaque. Foto: Divulgação

Atletas curitibanos e entidades beneficiados pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba seguem levando o nome da cidade ao pódio em competições nacionais e internacionais. Neste fim de semana, representantes do padel, BMX e judô brilharam em eventos de grande prestígio, reforçando o compromisso da capital com o desenvolvimento do esporte de base e de alto rendimento.

Thiago Gasparin Santos, talento curitibano no padel mundial, já integra a seleção principal de padel do Brasil. Em setembro, Thiago defendeu o país no 15º Mundial de Menores de Padel, realizado em Reus, na Espanha, que reuniu 36 nações. O Brasil conquistou o 4º lugar, posição que não alcançava há 12 anos, resultado também repetido pela seleção feminina.

Agora Thiago embarcou para o Panamericano de Padel Absoluto 2025, em Santiago, no Chile. O jovem atleta representou o Brasil na equipe principal, atuando em confrontos decisivos. O time brasileiro venceu a República Dominicana por 3 a 0 e garantiu a classificação em primeiro lugar no grupo, após vitória sobre o México por 2 a 1.

Na semifinal, o Brasil superou o Paraguai e disputou a final contra a Argentina, conquistando a medalha de prata.


BMX

O BMX Club Curitiba, entidade apoiada pelo programa de incentivo da Smelj, também comemorou conquistas expressivas no Campeonato Ibero-Americano de BMX realizado no Parque Radical de Deodoro, no Rio de Janeiro.

Os curitibanos Fernanda Lopes, de 14, e Leandro Vitor Ferreira, de 15 anos, garantiram os títulos de campeões ibero-americanos em suas categorias. Hitor Isaque, de apenas 11 anos, também conquistou o vice-campeonato.  

Judô

Outra conquista internacional veio do tatame. A judoca Maria Luiza Arassem, beneficiária do programa na categoria Novos Talentos, sagrou-se campeã sul-americana de judô em Assunção, no Paraguai.

A atleta, que treina na AABB Curitiba, segue colecionando títulos e consolidando sua trajetória nas categorias de base da modalidade.

Com os resultados os atletas curitibanos reforçam a importância do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte de Curitiba, que apoia atletas, técnicos e instituições em diversas modalidades.

“O Departamento de Incentivo ao Esporte e Promoção Social está muito satisfeito e orgulhoso com esses resultados, mostrando a força, o protagonismo de Curitiba no incentivo ao esporte”, disse o diretor de Incentivo ao Esporte e Promoção Social, Mário Augusto Fontoura Júnior.

Inscrições

Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) abriu nesta segunda-feira (27/10) o prazo para protocolo de projetos esportivos e paradesportivos que serão executados em 2026, pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte de Curitiba. As inscrições terminam, impreterivelmente, às 18h do dia 10 de novembro de 2025. O processo será feito exclusivamente via Sistema de Incentivo online.

A Smelj reforça que os interessados devem ficar atentos ao prazo e à documentação exigida, pois estes serão obrigatoriamente observados.

página oficial do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte de Curitiba é o canal oficial de informações sobre todos os prazos e procedimentos relativos ao Programa e deve ser acessada frequentemente. No site estão publicados o Decreto 1985/2025 e a Resolução CIE 005/2025, que regulamentam o Programa, além de informações sobre as palestras de orientação para protocolo.

A equipe do Departamento de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da Smelj está à disposição para esclarecimentos e dúvidas sobre o Programa, o protocolo e a documentação pelos telefones 3350-3722 e 3350-3747 e também por e-mail: incentivoaoesporte@curitiba.pr.gov.br ou incentivo.tecnico@curitiba.pr.gov.br.

O incentivo

O Programa Municipal de Incentivo ao Esporte de Curitiba permite o uso de recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no apoio a projetos esportivos e paradesportivos. Em 2025, a iniciativa apoia 646 projetos, sendo 549 atletas e paratletas e 97 instituições.

Desde a criação, há 23 anos, o programa apoiou 12 mil projetos, muitos deles de atletas que levaram Curitiba para as principais competições esportivas do mundo.