Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Fala Curitiba

Asfalto novo vai cobrir 2,7 km de ruas da Regional Cajuru e valorizar os bairros

Regional Cajuru recebe obras de recapeamento asfáltico. Imagem da Rua Elias Moyses Schelela, no Uberaba. Curitiba, 19/09/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Buracos e remendos de asfalto estão ficando no passado de ruas da Regional Cajuru. Obras de manutenção asfáltica coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) recuperam 2.763 metros de pavimento nos bairros Uberaba, Jardim das Américas e Cajuru.

Essas obras de reciclagem atendem aos pedidos da comunidade e trazem melhorias sustentáveis para os bairros, com mais segurança, valorização e infraestrutura, em paralelo às grandes intervenções de mobilidade, como as do Inter 2 e do BRT Leste/Oeste.” explicou o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur. 

As obras integram o Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba), que reúne R$ 6 bilhões em investimentos em intervenções estruturantes e sustentáveis para modernizar e preparar a cidade para o futuro. 

Fala Curitiba

No Uberaba, dois pedidos por revitalização asfáltica eleitos no Fala Curitiba, programa em que a população elege as obras prioritárias nos bairros, estão em andamento. 

A Rua Elias Moyses Schelela, no trecho de 610 m entre a Francisco Timoteo de Simas e o final da rua, na chegada na Escola Municipal Dona Lula, é uma das contempladas.

Moradora da rua, a diretora Gisele Machado Domanski relata a satisfação de ver o pedido da comunidade ser atendido. 

“Eu nasci aqui e moro até hoje, assim como boa parte da minha família. A gente se movimentou com a comunidade escolar para conseguir as assinaturas do Fala Curitiba. O dia que a equipe de trabalho chegou foi de muita felicidade”, contou Gisele.

O pedido foi o 8° mais votado do Fala da regional em 2024, e vai beneficiar os mais de 340 alunos da escola com o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na Regional Cajuru, além dos moradores.

Outro pedido atendido pela Smop foi a reciclagem da Rua Dona Bárbara Cid, entre a Avenida Salgado Filho e Rua Canal Belém, trecho de 585 m que compreende casas, comércios e a Escola de Ensino Fundamental Doutor Guilherme Lacerda Braga Sobrinho. 

A dona do brechó Só Fofices, Marili América Botti, moradora de um condomínio na Dona Bárbara Cid há 35 anos, conta que nunca tinha visto a rua tão bem-cuidada. “Valeu a pena mobilizar a vizinhança no Fala Curitiba, a rua está saindo de uma situação precária. A obra melhora o dia a dia e valoriza nosso comércio e nossas casas”, disse Marili.


Valorização

As vias estão passando por melhorias com o processo de reciclagem de asfalto, uma técnica que reutiliza o material do pavimento antigo, diminuindo os custos e os impactos ao meio ambiente. 

Além do Uberaba, são recuperadas ruas no Cajuru - Capitão Borges do Canto e Bento Gonçalves - e no Jardim das Américas -Almirante Dídio Costa, Luigi Romanó, José de Mello Braga Junior, São Tomé e Comendador Correia Junior.

Na Almirante Dídio Costa, as proprietárias da imobiliária Companhia do Imóvel, Sandra Capucho e Adriana Dircksen, celebraram o início da revitalização e a valorização da região com as obras de asfalto. “A gente sente o bairro sendo valorizado, ficando mais bonito e seguro”, disse Sandra.

PRO Curitiba

O Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) é o maior da história da cidade e engloba mais R$ 6 bilhões em investimentos da gestão Eduardo Pimentel entre 2025 e 2028. São intervenções em áreas essenciais para o cidadão como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública, trânsito e segurança. A conquista, em 2025, da inédita nota A+ em capacidade de pagamento (Capag), do Tesouro Nacional, referenda que as políticas fiscais e financeiras da gestão Eduardo Pimentel colocaram a Prefeitura de Curitiba entre as mais fortes, estáveis e confiáveis do País. A nota Capag A+ permite ao município buscar financiamentos de investimentos com juros ainda mais baixos.