Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Regional Santa Felicidade

Asfalto novo em sete ruas melhora a circulação nos bairros

Sete ruas com novo pavimento em Santa felicidade. - Na imagem, rua José Benato. Foto: Divulgação

 

A rotina dos dias de isolamento social dentro de casa foi alterada nas duas últimas semanas para um grupo de moradores de sete ruas de Santa Felicidade. Dos portões e das janelas, mantendo o distanciamento entre os vizinhos como forma de prevenção da covid-19, as pessoas têm acompanhado com satisfação o movimento provocado pelas máquinas que executam obras de pavimentação no bairro.

São mais de 2 mil metros de novo asfalto que estão sendo implantados em sete ruas a partir do plano de recuperação da malha viária de Curitiba.

“As obras são resultado de uma administração que ouve a população em suas demandas. Estas sete ruas se somam as outras 68 da regional já contempladas com novo asfalto, ultrapassando 35 km de pavimento de qualidade”, diz o prefeito Rafael Greca.

Segundo Greca, o plano de recuperação da malha viária melhorou o acesso e a circulação em bairros das dez regionais da cidade. Até o momento são 745 ações de pavimentação em 653 ruas, sendo que algumas vias receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos.

Leia mais

 

“Nesta etapa de agora, estão recebendo o novo pavimento vias que havia anos não contavam com manutenção de qualidade, apenas serviços de tapa-buracos”, destaca a administradora da Regional Santa Felicidade, Simone Chagas Lima.

A Rua Romulo Cesar Alves está entre elas, com a requalificação no trecho entre as ruas João Reffo e Edson Campos Matesich, numa extensão de 665 metros.

Moradora da rua há 45 anos, a dona de casa Adelaide Justina Marchesi, 71 anos, contou que considerava a rua abandonada, porém, ver o início da obra reivindicada pela família a deixou satisfeita.

“Olhar para essa obra me enche de alegria, porque esperamos há anos pelo asfalto na rua que estava abandonada. Tinha buracos, calçadas e meio-fio arruinados. Vai ficar bom e teremos uma rua segura para idosos, pedestres e motoristas”, diz Adelaide.

Satisfação dos moradores

O movimento com máquinas e equipes trabalhando na rua começou no dia 16 de junho, mas ao invés de atrapalhar, a agitação tem causado satisfação nos moradores.  Isso porque a rua serve de acesso a entrada e saída de veículos à Rodovia do Contorno Norte, para o comércio da região e para a Escola Municipal Foz do Iguaçu.

“A obra é muito boa, vai diminuir o pó, nos dar mais qualidade de vida e valorizar nosso bairro. Assim vemos que não estamos sendo esquecidos pelos nossos representantes”, conta Maria Dejanira Capelli Banhos, 61 anos e moradora há 35 anos no bairro.

Também estão sendo contempladas as ruas Augusto Litz, nos 180 metros entre as ruas Alcides Darganchy e Joana Emma Dal Pozzo, a Rua José Faustino Ferro, nos 81 metros compreendidos entre as ruas Geronimo Muraro e Angelo Stival e a Rua Veneza, no  trecho de 70 metros da Rua Arthur Bindo até o final da via.

Outras ruas com novo asfalto serão a José Benato, nos 450 metros entre a Manoel Ribas até o fim da rua, a Zacarias Mansur, numa extensão de 295 metros entre a Inhumas e Antonio Escorsin e a Rua Frederico Escorsin, em 325 metros no trecho compreendido entre as ruas Da Independência e Três Marias.

Asfalto sobre o saibro

Além da requalificação em andamento nas sete ruas, a Regional Santa Felicidade terá melhorias em ruas dos bairros São Braz, Mossunguê, Santo Inácio, Campina do Siqueira e Butiatuvinha. É a terceira etapa do programa Asfalto sobre o Saibro, que foi lançado pelo prefeito Rafael Greca em 12 de julho para livrar da poeira e da lama mais 74 vias, nas dez regionais da cidade, 12 delas na regional de Santa Felicidade.

As ruas receberão infraestrutura de drenagem e pavimento asfáltico.

Nas duas primeiras etapas do programa, nove ruas da regional foram contempladas. Tiveram o saibro substituído por asfalto as ruas Ruas José Boiko (Santo Inácio), Francisco Boscardin (Cascatinha), Fernando Corrêa de Azevedo (Santa Felicidade), José Wisnievski (Butiatuvinha), Antonio Kolody, em dois trechos (Butiatuvinha), Rosa Olivia Cruzeta (São Braz), Inácio Wichnewski (Orleans), Papa Adriano IV (Santa Felicidade) e Serafina Cuman Culpi (Butiatuvinha).

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, revelou que até o fim do mês de julho será lançado outro processo licitatório para a contratação das próximas obras em ruas de saibro.

“Já temos a previsão da quarta etapa desse programa que, de fato, muda a realidade das pessoas. Serão mais de 60 ruas e cerca de 20 quilômetros de asfalto novo com toda a infraestrutura de drenagem”, aponta Rodrigues

Ruas da Regional Santa Felicidade que serão contempladas no 8º lote na 3ª etapa do programa Asfalto sobre o saibro:

- Rua Ivete Maria Vargas, entre a Rua Emilio Zattera e o final da rua (77,21 metros), no São Braz;

- Rua Domingas Nicco, entre a Rua Tereza Nicco e o final da rua (82,40 metros), no Mossunguê;

- Rua Adaguimar do Pinho Klat, entre a Rua João Zilio e a Estrada da Mina do Ouro (93,10 metros), no São Braz;

- Rua São João do Triunfo, entre a Rua Quinta do Sol e o antipó existente (212,70 metros), no São Braz;

- Rua Myrian de Lourdes Neves, entre a BR-277 e a Rua Bernardo Morosin (148,11 metros), no Mossunguê;

- Rua Jorge Dalligna, entre a Rua Tadeu Rogério Pamplona e o final da rua (106,88 metros), no Santo Inácio;

- Rua Tadeu Rogério Pamplona, entre as ruas Otávio Ganz e Jorge Dalligna (56,64 metros), no Santo Inácio;

- Rua Jorge Lell, entre as ruas Marcos Andreatta e Ricardo Valt (88,88 metros), no Mossunguê;

- Rua Grã Nicco, entre a Rua José Nicco e o final da rua (64,70 metros), no Mossunguê;

- Rua Félix Domakoski, entre as ruas Tobias de Macedo Junior e José Chechelero (220,26 metros), no Santo Inácio;

- Rua Germano Demuth, no trecho entre pavimentação existente (84,18 metros), no Campina do Siqueira;

- Rua Astolpho Macedo Souza, a partir do asfalto existente até o final da rua (184,47 metros), no Butiatuvinha;