Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
População atendida

Prefeitura ultrapassa meta de 400 km de asfalto novo em Curitiba

Prefeito Rafael Greca, vistoria obra de pavimentação na Av.Presidente Affonso Camargo no Capão da Imbuia. Curitiba. 25/06/2020 Foto: Ricardo Marajó / SMCS

Com o começo das obras no pavimento da Avenida Presidente Affonso Camargo, na última quarta-feira (24/6), a Prefeitura de Curitiba chegou à meta de 400 quilômetros de asfalto na cidade. O programa de recuperação da malha viária da cidade iniciado em 2017 pelo prefeito Rafael Greca alcançou até hoje a marca de 745 ações de pavimentação em 653 ruas, sendo que algumas vias receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos.

A previsão era que o compromisso seria cumprido até o fim do ano de 2020, mas, com seis meses de antecedência, a extensão total de novo asfalto já atingiu 402.777 metros. São 727 serviços entregues (381.129 metros) e mais 18 em andamento (21.648 metros).

Nesta quinta-feira (25/6), ao vistoriar o andamento do trabalho na Affonso Camargo em companhia do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, Greca enalteceu o resultado atingido com as obras de pavimentação. 

“Chegamos a 400 quilômetros de asfalto novo. É a distância entre Curitiba e a cidade de São Paulo. Trabalho feito em três anos, porque no primeiro ano de gestão tivemos que lutar para recuperar as finanças da cidade”, disse o prefeito.  

Via que liga o Centro ao Cajuru, passando pelo Jardim Botânico, Cristo Rei e o Capão da Imbuia, a Avenida Presidente Affonso Camargo está recebendo 6.421 metros de asfalto novo. Os serviços estão sendo executados em três etapas. No primeiro trecho de 3.561 metros, a fresagem e recape ocorrem entre a Linha Verde e a Avenida Ayrton Senna da Silva, no bairro Capão da Imbuia.  

As próximas fases da obra acontecerão nos bairros Jardim Botânico e Cristo Rei e atingirão os 1.665 metros compreendidos entre as ruas Poeta Francisco Ferreira e Mariano Torres e mais 1.195 metros do trecho entre a Rua Mariano Torres e a Avenida São José.  

A obra exigirá tempo para ser concluída e os motoristas que costumam trafegar pela região terão que redobrar a atenção e dirigir em baixa velocidade. “É uma longa extensão de asfalto novo e precisamos de 60 dias para terminar o serviço. O transtorno momentâneo trará um benefício permanente para quem vive e trabalha nos bairros servidos pela Avenida Affonso Camargo”, apontou o secretário Rodrigo Rodrigues. 

Transporte coletivo

A Avenida Presidente Affonso Camargo serve de via de ligação entre bairros e também é um importante corredor do sistema de transporte coletivo de Curitiba. São dez linhas que trafegam tanto na canaleta quanto nas pistas lentas.

Os ônibus que circulam pela Affonso Camargo são o 002 Circular Centro (sentido anti-horário), 216 Cabral/Portão, 302 Centenário/Rui Barbosa, 303 Centenário/Campo Comprido, 304 Pinhais/Campo Comprido, 378 Inter-Hospitais, 385 Cristo Rei, 387 Palotinos, 979 Turismo e X30 Reforço/Capão da Imbuia.