Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Representatividade

Artesãos de Curitiba vão às urnas neste domingo para escolher nova Comissão de Feiras

Artesãos de Curitiba vão às urnas neste domingo para escolher nova Comissão de Feiras. Foto: Hullt Paiva/SECOM (arquivo)

Neste domingo (24/8), os expositores titulares da Feira do Largo da Ordem vão às urnas para eleger os representantes que irão compor a nova Comissão de Feiras de Arte e Artesanato de Curitiba. O pleito, previsto no Decreto Municipal nº 112/2010 e atualizado pelo Decreto nº 1.584/2011, definirá os sete titulares e sete suplentes que representarão os artesãos no órgão responsável por organizar, orientar e manter a ordem nas feiras do município.

A votação será realizada das 8h às 12h em barracas localizadas em diferentes trechos da feira, como na Praça Garibaldi, Rua Dr. Kellers, Rua Claudino dos Santos, no Largo da Ordem, entre outros pontos. Cada eleitor poderá votar apenas no candidato de seu setor, mediante apresentação de documento com foto e comprovante de quitação da anuidade da licença de funcionamento até 2024. O voto é secreto e nominal e não haverá possibilidade de procuração.

Os candidatos

Poderão ser candidatos apenas expositores titulares que estejam em dia com suas obrigações, não tenham sofrido penalidades nos últimos dois anos e respeitem a regra de intervalo de mandato, que permite uma reeleição consecutiva, seguida de pausa obrigatória de uma gestão antes de nova candidatura. A campanha dos candidatos ocorreu entre os dias 10 e 17 de agosto na própria feira.

De acordo com o regulamento, em caso de empate será considerado eleito o expositor mais antigo na feira e, persistindo a igualdade, aquele com mais idade. O resultado oficial será divulgado na segunda-feira (25/8) no site do Instituto Municipal de Turismo e comunicado aos expositores no dia 31 de agosto.

Os eleitos terão mandato de dois anos, com possibilidade de uma reeleição consecutiva. A posse será marcada posteriormente pelo Instituto Municipal de Turismo. A participação no colegiado é voluntária, sem remuneração, mas os integrantes assumem a responsabilidade de garantir o bom funcionamento das feiras, conforme prevê a legislação municipal.