O Arquivo Público Municipal de Curitiba, local que armazena os registros da história da cidade desde 1797, passou a adotar a pesquisa digital na sua página da internet para agendamentos e consulta no acervo documental.
Para ter acesso aos documentos históricos, o cidadão deve entrar no site da Prefeitura de Curitiba, acessar a área de secretarias e em seguida a Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação (Smati). Depois clica na caixa Arquivo Público e no link que aparece no final do texto.
A funcionalidade tem o objetivo de padronizar o atendimento, com o registro de um protocolo que conterá todo o histórico das tratativas realizadas durante o processo.
A formalização irá possibilitar a elaboração de relatórios quantitativos e qualitativos, permitindo delimitar o perfil do público que se utiliza do acervo documental do município.
Acervo mais acessível
De acordo com a superintendente de Administração da Smati, Alessandra Paluski, o objetivo da inovação é ampliar o acesso da população aos documentos que compõem a sua história.
“Muitos desses documentos que estão sob a guarda do município podem ser uma resposta para sanar questões coletivas ou até mesmo de caráter pessoal e com essa medida nós passamos a ser elo de acesso para solucionar estes casos”, disse a superintendente.
A diretora do Arquivo Público Municipal de Curitiba, Karla Martinelli, disse que é muito positivo ampliar o acesso das pessoas à história recente da cidade.
“Quando abrimos o acesso ao rico acervo histórico da cidade, estamos contribuindo para que um maior número de pessoas possa ter uma compreensão mais contextualizada da realidade presente, tendo como fundo o conhecimento do passado”, disse Karla.
Momentos históricos
O Arquivo Público tem registros da memória de Curitiba, de momentos históricos, de pessoas que tiveram a sua trajetória pessoal na cidade. São cerca de 80 mil caixas de documentos e 14 mil rolos de microfilmes com tudo o que documenta a história e os processos conduzidos pela Prefeitura ao longo do tempo.
O material é armazenado e cuidado dentro das mais rigorosas normas arquivísticas brasileiras e pode ser consultado por qualquer pessoa que tenha algum interesse particular, comercial ou institucional.
Recentemente, o acervo do Arquivo foi enriquecido com os documentos históricos das secretarias de Urbanismo e Meio Ambiente.
Localizada na CIC, a unidade da Smati foi inaugurada em 2004, mas guarda documentos que relatam a história de Curitiba desde 1797, data do item mais antigo, o livro de foro do quadro urbano e rural, com os registros do que acontecia na cidade. Naquele ano, Curitiba, que hoje tem 332 anos, já era centenária.