Os dias quentes pedem uma alimentação mais leve — e, em Curitiba, isso pode ser feito com economia. Frutas, verduras, legumes e outros alimentos essenciais para o verão estão disponíveis nos Armazéns da Família e nos Sacolões da Família, programas da Prefeitura que oferecem produtos de qualidade a preços mais acessíveis, garantindo tanto o cuidado com a saúde quanto o alívio no orçamento das famílias.
A nutricionista da Prefeitura Morgiana Maria Kormann, da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), reforça que a estação exige atenção redobrada à hidratação e às escolhas dos alimentos no prato. “No verão, as refeições devem ser mais leves e equilibradas, com um bom consumo de frutas, verduras e saladas”, orienta. “O ideal é consumir em torno de 400g destes alimentos ao dia”, diz.
Além de ajudarem na hidratação, esses alimentos são fontes importantes de vitaminas e minerais. “Sucos naturais, chás gelados, sanduíches leves, principalmente os que incluem pães integrais, verduras e um tipo de proteína, como atum, sardinha ou frango, e saladas são opções saudáveis e fáceis de digerir”, afirma Morgiana.
A especialista lembra que a ingestão diária de água deve ser de pelo menos dois litros. “A água contribui para eliminar toxinas e manter o bom funcionamento do organismo. Água de coco e sucos naturais também ajudam na hidratação, mas, lembre-se de que não substituem a ingestão de água”, completa.
O que evitar
Refrigerantes e sucos industrializados devem ser consumidos com cautela. “Essas bebidas têm grande quantidade de açúcar e fazem mal à saúde. As bebidas alcoólicas também devem ser evitadas”, alerta a nutricionista.
O excesso de gordura e sal também merece atenção. “Alimentos gordurosos tornam a digestão mais lenta e podem causar desconforto. Sempre que possível, prefira preparações assadas e reduza o consumo de frituras, doces e alimentos muito salgados, evitando a retenção de líquidos no corpo (inchaço)”, aconselha.
Cuidados com o armazenamento
No verão, o calor acelera a deterioração dos alimentos e favorece a proliferação de micro-organismos. Por isso, Morgiana recomenda atenção redobrada ao preparo e ao armazenamento, especialmente quando a refeição for feita fora de casa. “Logo após o consumo, manter alimentos preparados sob refrigeração”.
Alimentação saudável o ano todo
Para garantir energia e bem-estar, a nutricionista reforça a importância de incluir diferentes grupos de alimentos na rotina: cereais, pães, tubérculos, carnes, ovos, frutas, hortaliças e leguminosas. E lembra que, em Curitiba, é possível montar esse cardápio com preços acessíveis. “Não devemos esquecer que uma alimentação saudável e equilibrada inclui a combinação de alimentos típica do brasileiro: arroz e feijão. Esta combinação pode ser consumida todos os dias, desde que preparados de forma saudável, evitando excesso de gordura, sal e embutidos”, salienta.
“Esses produtos podem ser encontrados nos Armazéns da Família, que oferecem gêneros alimentícios a preços reduzidos para famílias com renda de até cinco salários mínimos, e nos Sacolões da Família, que disponibilizam frutas e verduras com valores mais baratos, além das feiras e mercados municipais”, destaca Morgiana.
Assim, além de cuidar da saúde com uma alimentação equilibrada, os curitibanos também garantem economia real nas compras do dia a dia.
Dicas para ter uma alimentação saudável no verão
- Beba pelo menos 2 litros de água por dia. Não espere sentir sede para beber água, isso já é um indicativo de que o corpo está desidratado.
- Consuma chá de ervas gelado, como hortelã, capim limão e camomila, sem adição de açúcar;
- Beba água de coco, que é rica em sais minerais e nutrientes e pode ser considerada um isotônico natural para repor líquidos perdidos pelo suor;
- Reduza o sal das preparações usando temperos naturais como salsinha, cebolinha, coentro, manjericão, entre outros. A ingestão do sal faz com que o corpo retenha líquidos, resultando em inchaço e aumento da pressão arterial;
- Consuma frutas ao longo do dia. Abacaxi, melão, melancia, laranja, uva e pêssego são ricos em água, vitaminas e minerais e ajudam a hidratar;
- Mastigue bem! Além de fazer a pessoa apreciar o sabor do alimento, ajuda o corpo a digeri-lo e evita aquela sensação de mal-estar no estômago;
- Mantenha sob refrigeração alimentos perecíveis, como queijo branco, embutidos, carnes, patês, tortas e bolos recheados;
- Prepare os alimentos o mais próximo possível do horário em que serão consumidos e as sobras devem ser guardadas imediatamente na geladeira;
- Observe nos estabelecimentos que comercializam alimentos, a limpeza, a organização do ambiente, a higiene dos atendentes e a conservação adequada dos alimentos.
Três receitas para se hidratar e se alimentar bem no verão
Suco de laranja com melão e hortelã
Ingredientes
2 xícaras de suco de laranja
2 fatias finas de melão em pedaços
2 colheres de sopa de folhas de hortelã fresca
Modo de preparo
No liquidificador, bater os ingredientes até obter um suco cremoso.
Servir em seguida.
Rendimento: 2 porções.
Sorvete de manga
Ingredientes
2 mangas médias maduras picadas e congeladas
1 copo de iogurte natural desnatado (170g)
Modo de preparo
Corte as mangas em cubos e congele no mínimo de um dia para o outro;
Coloque no liquidificador as mangas e o iogurte e bata aos poucos até ficar homogêneo;
Coloque em um recipiente com tampa no freezer por 24hs (Se quiser pode deixar menos a consistência ficará mais mole se preferir).
Rendimento: 4 porções
Salada de alface refrescante
Ingredientes
5 folhas de alface cortado em fatias finas
1 cenoura pequena ralada
1 tomate picado em fatias finas ou em cubinhos pequenos
1 pepino ralado (ralo grosso)
½ colher de chá de sal
4 colheres de sopa de suco de limão
4 colheres de sopa de azeite
Modo de Preparo
Juntar todos os ingredientes e temperar com sal, azeite e suco de limão.
Rendimento: 5 porções