A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) recebeu, nesta terça-feira (30/9), o presidente da Cohab Araucária, Jaime Brum, para uma reunião que teve como objetivo apresentar ações bem sucedidas na capital e que podem ser reproduzidas no município da região metropolitana.
Brum esteve acompanhado do diretor técnico, Matheus Blaszczak, e foi recebido pelo presidente da Cohab Curitiba, André Baú. No encontro, Baú detalhou o funcionamento do Programa Casa Curitibana, além de outras ações voltadas à redução do déficit habitacional em Curitiba.
“O Casa Curitibana está com um ótimo desempenho ao atuar em duas frentes, que são os subsídios para os inscritos pagarem a entrada e os benefícios e isenções concedidos para as construtoras. Dessa forma, a conta fecha nas duas pontas do processo e o resultado é um maior número de famílias garantindo imóvel proprio”, explica Baú.
Após a reunião, os diretores de Araucária visitaram o novo Setor de Comercialização da Cohab, onde os convocados são atendidos diariamente para efetivar a negociação dos imóveis. Jaime Brum destacou a satisfação em conhecer de perto as práticas adotadas na capital e a intenção de levá-las para o município.
“As demandas do nosso município são as mesmas da capital. Viemos conhecer o que está dando certo aqui para colocar em prática lá. Parabéns ao prefeito Eduardo Pimentel pela iniciativa, habitação é um tema delicado. As pessoas precisam de moradia e esse novo projeto é muito bem estruturado”, disse Brum.
Referência
A troca de experiências entre os municípios potencializa a integração na Região Metropolitana de Curitiba, fortalecendo o acesso à habitação de interesse social. A Cohab Curitiba tem consolidado seu papel de referência na implementação de políticas habitacionais inovadoras.
No início do mês, a Companhia já havia recebido representantes da Secretaria de Habitação de São José dos Pinhais, para compartilhar boas práticas do setor com a cidade vizinha.
Com 1.745 imóveis em obras e outros 2 mil em fase de aprovação, Curitiba avança na oferta de moradias populares para inscritos na Cohab e famílias em situação de vulnerabilidade.