Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Feito à mão

Aposentados de Curitiba têm oportunidade de renda e lazer na Feira do Largo da Ordem

Barraca exclusiva na feirinha do Largo da Ordem traz oportunidade de renda e lazer aos aposentados de Curitiba. Foto: Divulgação

Quem passa pela Feira do Largo da Ordem, no Centro, aos domingos, tem a chance de conhecer o trabalho artesanal desenvolvido por servidores aposentados da Prefeitura de Curitiba. A parceria entre a AAPC (Associação dos Aposentados da Prefeitura de Curitiba) e o IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba) tem motivado aposentados que podem mostrar ali o seu talento.

Em frente à entrada do Memorial de Curitiba, na Rua Claudino dos Santos, a barraca com o banner da AAPC é um espaço de uso compartilhado. A cada semana, uma dupla apresenta e comercializa a sua produção.

“Participar da feirinha me completa, não me vejo mais sem participar. O compromisso me ajudou a passar pelos momentos mais difíceis da minha vida”, revela a servidora aposentada Maria de Fátima Kachel, que transforma retalhos de tecido em elaboradas bonecas.

Aposentada desde 2012, a professora transformou o trabalho artesanal em lazer. “Encaro fazer as bonecas como uma terapia. Muitos sentem medo de se aposentar e ficar depressivos. Eu tenho medo de estar longe dessa vida”, revela.

 

Bonecas viajantes

A Feira do Largo da Ordem é a porta de entrada para muitos turistas, consumidores do artesanato curitibano. "Vejo pessoas de todos os lugares. Eu brinco que eu não viajo tanto para fora, mas as minhas bonecas rompem fronteiras. Canadá, Estados Unidos são exemplos de lugares onde elas foram levadas pelos turistas.”

Ela compara a confecção de cada boneca ao nascimento de um filho. “Isso me faz muito bem e me ajudou a passar por momentos difíceis”, afirma referindo-se aos pais e à irmã que faleceram depois da sua aposentadoria. A participação na feira também permite completar a renda, segundo Fátima.

Oportunidade

Servidores aposentados pela Prefeitura de Curitiba que fazem artesanato e têm interesse em colocar a produção à venda, podem procurar a AAPC para participar do rodízio. Para isso é preciso entrar em contato com a associação pelo telefone (41) 3323-1044 ou pelo whatsapp (41) 98522 9158.

A associação oferece também um dia da semana para o encontro do grupo de artesanato. Aposentados associados se reúnem todas às quartas-feiras, a partir das 10h na sede (Rua Nilo Peçanha, 300, São Francisco).