Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Abastecimento

Alimentação saudável reúne centenas de pessoas na CIC

Mais de 100 pessoas inscritas nos cursos de Educação Alimentar e Nutricional na Regional CIC participaram, nesta quinta-feira (15), do evento que marcou o encerramento das atividades deste ano. Curitiba, 15/12/2011 Foto:Luiz Costa/SMCS

Mais de 100 pessoas inscritas nos cursos de Educação Alimentar e Nutricional na Regional CIC participaram, nesta quinta-feira (15), do evento que marcou o encerramento das atividades deste ano, que em toda a cidade envolveu perto de 800 pessoas de vários bairros distribuídos em todas as regionais. A reunião aconteceu no auditório da Rua da Cidadania do CIC.

"Oferecemos cursos de alimentação saudável. O cuidado alimentar é uma mudança cultural, um processo longo. Ações como esses cursos estimulam e levam o conhecimento para mais pessoas sobre os cuidados com a alimentação", disse o secretário municipal do Abastecimento, Humberto Malucelli Neto.

Os cursos são promovidos pela Secretaria Municipal do Abastecimento e acontecem nas nove regionais da cidade. Neste ano, 739 pessoas participaram dos cursos nas nove regionais de Curitiba. Desde 2006, mais de 3 mil receberam os certificados de conclusão das atividades. 

As atividades são gratuitas e realizadas de terça a sexta-feira. Qualquer pessoa pode participar. Basta fazer a inscrição nos núcleos da Secretaria do Abastecimento nas Ruas da Cidadania.
Os participantes têm aulas com nutricionistas do Abastecimento e recebem informações sobre higienização de alimentos, o aproveitamento integral de frutas e verduras, como conservar e manejar alimentos, entre outras informações. Todos que participam do curso ganham uma cartilha, com receitas e dicas de alimentação saudável.

"Esse curso é feito para multiplicadores, pessoas que são líderes em suas comunidades e que vão repassar essas informações. Muitos não sabem como aproveitar corretamente os alimentos. Com essas informações eles conseguem maior economia, melhoram a saúde e produzem menos lixo", explicou o diretor de Educação Alimentar e Nutricional do Abastecimento, Élio João Ventura.

Maria Aparecida da Silva, que mora no CIC, diz que o curso foi bem importante e aprendeu várias coisas novas. "Aprendi a fazer bolos diferentes, como o de beterraba. Também gostei de fazer suco de limão com couve", contou.

Durante a comemoração de fim de ano, cerca de 130 moradores do CIC que realizaram o curso comemoram bolos e sucos que aprenderam a preparar durante as aulas. Jovelina Ribeiro Sodré, moradora do Diadema II estava entre os formandos. Ela fez o curso de culinária. "Foi muito bom. Aprendi a aproveitar tudo das verduras, que eu não sabia antes. Fazer doce de banana. É um conhecimento que vou poder passar adiante", disse Jovelina.

"Todos vocês vão fazer uma grande diferença da comunidade onde vocês vivem", afirmou o administrador regional da CIC, José Dirceu de Matos. A nutricionista Sandra Mara Enriconi Ferreira, que trabalha na Regional CIC, entregou brindes para todos os participantes dos cursos.