O Agenda Online ganhou uma nova funcionalidade para melhorar a performance de atendimentos da Prefeitura. A partir deste mês, os Espaços Cidadão das dez regionais da cidade passaram a utilizar a plataforma para registrar e contabilizar os atendimentos realizados.
A mudança permite que o Agenda Online seja usado também para planejamento e gestão dos serviços oferecidos à população. Agora, além de plataforma de agendamento, a ferramenta registra os atendimentos realizados pela Secretaria do Governo Municipal (SGM), responsável pela gestão das Ruas da Cidadania, e passa a criar um banco de dados online, que pode resultar em indicadores que sirvam de base para melhorias nos serviços públicos.
“Para viabilizar essa nova fase, foram realizados treinamentos em todos os Espaços Cidadão, em março e abril de 2025, conduzidos pela equipe da Assessoria de Projetos da Informação (API), garantindo a padronização dos processos e a adaptação das equipes”, diz Eduardo Makowski, responsável pela API, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento.
Makowski dá alguns exemplos de como a integração do Agenda Online nas regionais pode aumentar a eficiência: organização do fluxo de atendimento; acompanhamento em tempo real; padronização de processos e geração de indicadores para tomada de decisão estratégica, dentre outros.
“O Agenda Online se tornou essencial para organizar fluxos, evitar filas e otimizar recursos públicos. A adoção do sistema por todas as regionais permite uma visão ainda mais integrada da demanda da população e oferece subsídios importantes, com a organização de todos os dados em dashboards (painel de informações), para a tomada de decisões”, acrescenta o superintendente da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, Mario Nakatani Júnior.
1,2 milhão de usuários
O Agenda Online já ultrapassou a marca de 4,1 milhões de serviços prestados, incluindo 1,8 milhão de agendamentos e 2,3 milhões de atendimentos efetivos. Ao todo, mais de 1,2 milhão de usuários já utilizaram a plataforma, o que reforça seu papel como uma solução digital consolidada e de alto impacto social.
A ferramenta, criada em 2018, possibilita o agendamento para 1.497 serviços, distribuídos entre 115 departamentos da Prefeitura de Curitiba, envolvendo 942 servidores do município. Atualmente o agendamento pela internet está disponível para 14 secretarias e órgãos: Agência Curitiba, Casa da Mulher Brasileira, Cohab, CuritibaPrev, Defesa Social e Trânsito, Finanças, Fundação de Ação Social (Cadastro Único e Trabalho e Emprego), Ippuc, Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba (IPMC), Meio Ambiente, Procuradoria-Geral do Município, Governo Municipal, Urbanismo e Urbs.
Para Maria Izabel de Paula, assessora da Secretaria do Governo Municipal (SGM) e responsável pela gestão central das Ruas da Cidadania, a tecnologia é peça-chave para a transformação do serviço público.
“O uso da tecnologia no agendamento é uma forma direta de promover eficácia, eficiência e performance no atendimento público. O Agenda Online aproxima o cidadão dos serviços da cidade, tornando a gestão mais ágil, inteligente e humanizada. E mais do que isso: a ferramenta facilita não só o serviço público, mas principalmente a vida do cidadão, que hoje consegue resolver suas demandas com mais agilidade, previsibilidade e conforto.”
Nova autenticação com e-Cidadão
Outra novidade implantada neste mês foi a autenticação do Agenda Online pelo e-Cidadão, base de dados única da Prefeitura que integra os serviços municipais. A medida entrou em vigor em 22 de abril e traz comodidade ao cidadão, que poderá utilizar o cadastro único do município.
O acesso passou a ser feito com CPF e senha cadastrada no sistema, substituindo a autenticação anterior, que pedia apenas a data de nascimento.
Como funciona
O e-Cidadão é a chave de acesso digital aos serviços oferecidos pela Prefeitura de Curitiba. Com um único cadastro, o cidadão pode acessar diversas plataformas e sistemas do município, como o Agenda Online, o Procec, o Nota Curitibana, entre outros.
Para utilizar o Agenda Online com a nova autenticação, na tela inicial da ferramenta o cidadão deverá escolher a opção “Utilizar CPF” e, para prosseguir clica em “Novo Cadastro”, informando os demais dados solicitados.
e-Cidadão e Receita Federal
Com a integração de sistemas, o cidadão precisa ficar atento. Para concluir o preenchimento do seu cadastro municipal, os dados e as informações fornecidos ao e-Cidadão (CPF válido, nome civil completo, data de nascimento, e-mail) devem ser necessariamente compatíveis com os do cadastro da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. Caso contrário o cidadão será alertado para proceder aos devidos ajustes. E se tiver dúvidas, pode fazer as atualizações necessárias diretamente no site da Receita Federal.
Outras informações sobre novas funcionalidades e novo conteúdo do e-Cidadão estão em Perguntas e Respostas ou pela Central de Atendimento 156 (por chat online) e pelo telefone 156.