Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Jovens Promissores

Adolescentes atendidos pela FAS se formam em programa do TJ

Adolescentes atendidos pela Fundação de Ação Social (FAS) em unidades de acolhimento se formaram no programa Jovens Promissores, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Curitiba. 12/12/2018. Foto: Ricardo Marajó/FAS

Adolescentes atendidos pela Fundação de Ação Social (FAS) em unidades de acolhimento se formaram no programa Jovens Promissores, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Ao todo, 52 adolescentes concluíram o curso. A cerimônia de formatura, nesta quarta-feira (12/12), reuniu participantes de cinco turmas do programa, que oferece capacitação para a entrada dos adolescentes no mercado de trabalho e ferramentas para que desenvolvam autonomia necessária para o ingresso na vida adulta.

Este é o segundo grupo da FAS a participar do programa que atende adolescentes de 14 a 18 anos. O primeiro reuniu 36 meninos e meninas de três turmas que se formaram em fevereiro deste ano. No programa, os adolescentes participaram de oficinas de educação financeira e de empreendedorismo. Também fizeram visitas a instituições, como quartéis do Exército e da Polícia Militar, e aos clubes Coritiba e Paraná Clube.

A partir da formatura, eles serão acompanhados individualmente com orientação e, sempre que possível, encaminhados a cursos profissionalizantes e a vagas de estágio, aprendizagem ou emprego, inclusive do TJ.

Idealizadora do programa, lançado em setembro de 2017, a desembargadora Lídia Maejima disse que o Jovens Promissores contribui para a promoção da cidadania, importante para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Ela destacou ainda que o programa surgiu da preocupação de se fazer uma transição adequada do acolhimento para a vida adulta dos jovens.  

A presidente da FAS, Elenice Malzoni, parabenizou os adolescentes e falou da importância do programa. “Em nome da Prefeitura de Curitiba agradeço por essa parceria que, assim como a FAS, trabalha para restabelecer laços e oferecer novas perspectivas de vida para as pessoas”, disse. 

Projetos de vida

Cleiton Piasson, 16 anos, foi um dos formandos. “Gostei muito do curso. Aprendi a conviver com as pessoas, que é importante trabalhar honestamente e que é preciso ter amor pelo próximo”, disse. Cleiton vive há três meses em uma unidade de acolhimento e há dois começou a trabalhar no setor de Recursos Humanos do TJ, função que acumulou com o curso. Ele contou que está guardando todo o dinheiro que recebe para alugar uma casa quando completar 18 anos.

Jonathan Júnior Alves de Campos, 18 anos, fez parte da primeira turma do programa e foi o monitor dos formandos desta quarta-feira. Morando em uma república, o jovem já trabalhou no TJ como estagiário e deverá voltar à corte em 2019, desta vez contratado como aprendiz. “O Jovens Promissores mudou a minha vida”, afirmou.