Com direito a acendimento da pira olímpica e juramento coletivo, os acolhidos de dez comunidades terapêuticas empenhados em vencer a dependência química participam, na próxima sexta-feira (26/9), dos Jogos Abertos da Liga da Superação. As provas reunirão 332 atletas e serão disputadas no campus Neoville da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) durante todo o dia. A promoção é das secretarias municipais de Desenvolvimento Humano (SMDH) e do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).
Os atletas estão inscritos para quatro modalidades esportivas. As disputas começarão às 10h, com partidas de futebol masculino em dois campos simultâneos. Todas as entidades terão equipes na modalidade, cujas finais serão disputadas à tarde. Haverá também três equipes de vôlei masculino, tênis de mesa masculino e feminino, com 22 homens e cinco mulheres inscritos, e xadrez misto.
Esforço coletivo
A secretária Amália Tortato, da SMDH, e o secretário Professor Euler, da Smelj, abrirão o evento. “Será um momento de congraçamento, de celebrar a vida e a capacidade de superação dessa fase difícil para tantas pessoas”, diz Amália.
Participarão dos jogos as entidades Rancho dos Profetas, Emaús, Fazdi, Servo Sofredor, Fonte de Misericórdia, Água da Vida (Cravi), Nova Jornada, Crejer, Gratidão e Base Underground. Além de tratamento contra a dependência química, elas oferecem grupos de mútua ajuda, para suporte depois de cumpridos os sete meses de plano terapêutico.
Todos os participantes receberão medalhas em reconhecimento ao esforço e dedicação. Já os campeões levam também troféus.