Nesta quinta-feira (18/10) acontece a penúltima edição do ano do Comunidade no Jardim Botânico, uma ação criada para aproximar os frequentadores e disseminar informações sobre a conservação do local. As abelhas sem ferrão e o projeto Jardins de Mel da Prefeitura serão o tema desta vez.
A atividade começa às 10h na Sala das Araucárias (de educação ambiental) e vai contar com uma palestra do agroecólogo e pesquisador do Museu de História Natural Felipe Thiago de Jesus. No encontro, vai ser possível saber mais sobre as abelhas responsáveis pela polinização das nossas plantas nativas.
Para participar, é preciso fazer a inscrição pelo telefone 3264-7365. A atividade é gratuita e as vagas são limitadas.
Pela biodiversidade
Criado no ano passado, o projeto Jardins de Mel tem intenção de sensibilizar a população para a importância das abelhas sem ferrão para a biodiversidade. Para isso, há uma série de caixas de abelhas espalhadas por locais da cidade, incluindo equipamentos municipais e hortas comunitárias.
As caixas podem ser vistas na Praça Osório, no Parque Barigui, Museu de História Natural do Capão da Imbuia, Bosque Reinhard Maack e Parque Tingui. No Jardim Botânico, as abelhas sem ferrão guaraipo, manduri, jataí, mandaçaia e mirim ficam no Jardim das Sensações.
Comunidade no Jardim Botânico
O encontro apresenta à comunidade e aos frequentadores o dia a dia do Jardim Botânico. “Cada área do Jardim é um espaço de conservação. Quem conhece e gosta do Jardim Botânico é nosso aliado na preservação do bosque, do Jardim Francês e das nossas coleções”, conta o diretor de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff.
O projeto teve início em 18 de julho deste ano, quando um grupo de frequentadores diários do local foi convidado a participar. Na ocasião, explicou-se que, diferentemente de um parque, um jardim botânico é uma unidade dedicada à preservação de plantas, aos estudos e às pesquisas vegetais.
O último Comunidade no Jardim Botânico deve acontecer em novembro. Os encontros acontecem na Sala de Educação Ambiental, ao lado do Salão de Exposições.
Serviço: Comunidade no Jardim Botânico – Jardins de Mel e abelhas sem ferrão
Data: 18/9 (quinta-feira)
Horário: 10h
Local: Sala das Araucárias (ao lado do Salão de Exposições) do Jardim Botânico (Rua Engenheiro Ostoja Roguski – Jardim Botânico)