Uma história para guardar no coração e levar para a vida. Esta foi a recomendação que o prefeito Rafael Greca deu aos curitibinhas da Regional CIC que participaram das comemorações dos 330 anos de Curitiba na tarde desta sexta-feira (10/3), no Parque Municipal dos Tropeiros.
O evento reuniu 500 estudantes das escolas municipais CEI Ulisses Falcão Vieira, Olívio Saboia, Albert Schweitzer e Dom Bosco, além de professoras e servidores.
As crianças tiveram uma aula de história com a encenação do Auto de Fundação de Curitiba produzido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), que segue até 29 de março (confira abaixo).
Orgulho de Curitiba
“Estou vendo aqui muitos curitibinhas crescendo em beleza e sabedoria. Vocês são o orgulho da cidade”, disse o prefeito.
Greca explicou para crianças que a mensagem do espetáculo é mostrar o encontro dos índios Tinguis com os fundadores, que culminou com o nascimento de Curitiba.
“Esta é uma festa para celebrar os 330 anos de Curitiba e para que piás e meninas guardem em seu coração esta história e contem para os filhos como surgiu a nossa amada cidade”, disse Greca.
Família Folhas e história
As crianças também vibraram com o personagem Curitibinha e a presença da Família Folhas: Seu Folha, Dona Fofô, Fófis, Fifo, Fefo, Flora e Foleco.
Após a apresentação do Auto, todos cantaram o Hino de Curitiba e o Parabéns pra Você. Em seguida foi feita a distribuição dos pedaços de bolo.
A garotinha Gabriela Dias Ribeiro, 8 anos, da Escola Municipal Dom Bosco, gostou muito da experiência. “Foi muito legal! Gostei de tudo. Estava maravilhoso”, comentou.
Gabriela também contou qual é o seu lugar preferido em Curitiba. “Gosto muito da Praça Osório. Curitiba é muito bonita, eu gosto muito de morar aqui”, elogiou.
Amor por Curitiba
Beatriz Cândido dos Santos, 9 anos, que estuda na Escola Municipal CEI Olívio Sabóia, disse que com conseguiu aprender um pouco mais sobre a história de Curitiba.
“Eu conhecia a história mais ou menos, mas agora já aprendi um pouco mais”, disse.
Beatriz aproveitou para declarar seu amor à cidade onde mora: “Eu amo Curitiba porque é a cidade onde eu moro e é um lugar muito bonito”, disse a menina.
Assim nasceu Curitiba
A história do surgimento da cidade é contada em um breve espetáculo produzido pela Fundação de Cultural de Curitiba (FCC). O enredo é inspirado no quadro Fundação da Cidade de Curitiba, de autoria do pintor Theodoro de Bona, trabalho datado de 1949, e narra a saga da chegada dos fundadores à região, que primeiro se chamou Vila Nossa Senhora da Luz e mais tarde se tornou Curitiba.
Encenado por 13 atores, o espetáculo mostra a chegada de Mateus Leme, Baltazar Carrasco dos Reis, Eleodoro Ébano Pereira, Gabriel de Lara na região que era habitada pelo povo Tingui.
Para dar mais realismo ao espetáculo, os atores são a caracterizados com as vestimentas de época e reproduzem os movimentos do primeiro contato entre as culturas.
Presenças
Participaram também do evento os secretários municipais Maria Sílvia Bacila (Educação), Carlos Eduardo Pijak Jr. (Esporte, Lazer e Juventude), Leverci Silveira Filho (Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba), e Luiz Dâmaso Gusi (Segurança Alimentar e Nutricional); a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o presidente da Curitiba S/A, Marcelo Linhares Frehse; o diretor de Ação Cultural, Edson França Bueno; o administrador regional do CIC, Raphael Keiji Assahida; o superintendente da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Júnior; e os vereadores Bruno Pessuti e Pier Petruzziello.
Próximas apresentações do Auto da Fundação de Curitiba
13 de março (segunda-feira) – Matriz – 15h30
Praça Oswaldo Cruz- Rua Brigadeiro Franco, 2.335 - Centro
14 de março (terça-feira) – Santa Felicidade – 15h30
Rua Santa Bertila Boscardin, 213
Versão estendida do espetáculo
Memorial de Curitiba
Dias 12, 19 e 26 de março (domingos), às 12h
R. Dr. Claudino dos Santos, 79 - São Francisco
Passeio Público
Dias 10, 11, 12, 17, 18 19, 24, 25, 26 e 31 de março (sextas-feiras, sábados e domingos), às 19h30
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n - Centro
Teatro da Vila – CIC
Dia 27 de março, às 10h30
Rua Davi Xavier da Silva, 451
Câmara Municipal de Curitiba
Dia 29 de março (quarta-feira), às 9h
R. Barão do Rio Branco, 720 - Centro