Recomendações: O uso de máscara não é obrigatório, mas o de álcool em gel para higienização frequente das mãos é recomendado. Observe o distanciamento social. Leve seu recipiente com água, evitando os bebedouros públicos disponíveis. Estas medidas sanitárias valem para prevenção e combate à covid e também de outras doenças respiratórias - resfriado, gripe, pneumonia, bem frequentes no outono-inverno de Curitiba. Leia mais neste link.
Destinado a abrigar as tradições do Sul do Brasil, o Parque dos Tropeiros é singular pela existência de equipamentos para promover eventos típicos da cultura gaúcha. Para isto dispõe de arena para rodeios, churrascaria, salão de danças e auditório para apresentações artísticas e manifestações folclóricas.
Inaugurado em 1994 e localizado próximo aos conjuntos habitacionais Caiuá, Diadema, Ilhéus e Vera Cruz, na Cidade Industrial de Curitiba, em seus 173,474 m2 possui bosque com pinheiros, pitangas, araçás, pinheiro-bravo, ipês, pitangueiras, canelas, imbuias, que preserva um dos últimos remanescentes de mata nativa da região.
Nos finais de semana e feriados, quando aberto ao público em geral, os seus usuários podem desfrutar de ciclovias e playground; nas churrasqueiras não são permitidas aglomerações. Exercícios físicos e musculação nos aparelhos da academia ao ar livre estão vedados até o final da pandemia. Os praticantes de caminhadas, corridas e pedaladas, dispõem de amplos espaços se exercitarem.
Desde quando passou por recuperação geral, realizada pela Prefeitura em 2020, o Parque dos Tropeiros incorporou uma nova função: seu antigo galpão em estilo rústico, com muita tora aparente, foi transformado na Universidade Livre do Professor / Centro de Desenvolvimento Profissional (CDP). Passou a ter jardim e estacionamento.
As modernas instalações, com 4,1 mil m2, são destinadas à formação dos 17 mil professores municipais de Curitiba. Além de salão, mezanino e 6 salas de coworking pedagógico, conta com sanitários, local para alimentação, no térreo. Neste espaço também estão palco e auditório com 300 lugares, devidamente equipado para a realização de cursos, palestras, workshops e seminários. Até o fim da pandemia, todos estes eventos são promovidos na modalidade online.
O parque readquiriu também condições para ser uma das sedes dos Jogos do Piá, que levam país, filhos e famílias inteiras a ocuparem áreas públicas de Curitiba para diversas brincadeiras (como soltar pipa ou jogar betes), organizadas pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude.
Além de ganhar nova iluminação, o Parque dos Tropeiros passou a contar com um módulo da Guarda Municipal, que patrulha a área, garantindo a segurança dos frequentadores e do patrimônio público.
Antes destas melhorias foi feita a limpeza do lago, que estava totalmente coberto por vegetação, para treinamento com animais do Canil Municipal; e recuperados os acessos e a pista de areia para shows com cavalos. Em 2020 o prédio de eventos também passou por reformas.
Os tropeiros, homenageados dando nome ao parque, eram condutores de gado que faziam a grande rota colonial entre a Feira de Sorocaba, em São Paulo, e os campos do sul, nos séculos XVIII e XIX.
Guiando o gado e abrigando-o nas invernadas, os tropeiros abriram caminhos, fundaram vilarejos, estimularam o comércio de várias cidades e implantaram hábitos, como a roda de chimarrão.
A criação do Parque dos Tropeiros deu-se pelo Decreto nº 848/95.
Horário de funcionamento
Parque:
Das 6h às 20h, aos sábados, domingos e feriados: aberto ao público
Acesso restrito, nos dias de eventos.
Como chegar: Google Maps
Voltar
Atualização: maio/2022
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais.