Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
A gestão financeira do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), o regime próprio dos servidores da Prefeitura de Curitiba, foi apresentada, na tarde desta terça-feira (26/5), durante o 1º Seminário Paranaense de Boas Práticas em Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), no auditório da instituição, no Centro Cívico.
O diretor Administrativo-Financeiro do IPMC, Marcos Aurelio Litz, falou sobre o uso de plataformas eletrônicas de negociação utilizadas pelo RPPS de Curitiba na compra de títulos de renda fixa.
Ele destacou a importância de as ferramentas tornarem os processos mais transparentes e eficientes, otimizando equipes e assegurando retorno financeiro seguro aos recursos que são utilizados para o pagamento de aposentadorias e pensões.
“Esta é uma oportunidade para os RPPS e que poucos fazem uso. No Paraná, o IPMC foi o primeiro a utilizar. No Brasil, há sete instituições cadastradas para usar. Nós somos uma delas”, declarou Litz aos participantes do seminário.
A plataforma escolhida pelo IPMC entre as opções existentes no mercado, incluindo a oferta de serviços disponíveis, foi o Trademate da B3, a Bolsa de Valores, que existe desde 2013 e já vinha sendo usada, nos últimos anos, pelos fundos de pensão.
O diretor acentuou que a resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN), de dezembro de 2025, que impactou na política de investimentos dos RPPS do País, defende o uso das plataformas eletrônicas para garantir a eficiência operacional necessária aos regimes de previdência.
Desafios dos RPPS
Nesta quarta-feira (27/5), segundo e último dia do Seminário, a diretora de Previdência do IPMC, Mariella Vicco Pereira, participará de uma roda de conversa sobre os desafios enfrentados pelos RPPS do Paraná. Além de Curitiba, participarão os municípios de Londrina, Foz do Iguaçu, Toledo e Quatro Barras.
Dentre os temas, Mariella e os demais representantes falarão dos instrumentos de controle interno utilizados para verificar os casos de falecimento de aposentados e dos dependentes que tenham benefícios de pensão; abono de permanência, concedido aos que poderiam se aposentar, mas continuam na ativa; compensação previdenciária.
A capacitação sobre os regimes próprios de previdência social (RPPS) faz parte da programação da Escola de Gestão Pública (EGP) do Tribunal.
O evento que propôs o debate de temas importantes para a área previdenciária foi destinado a dirigentes, gestores e técnicos de RPPS fiscalizados pelo TCE-PR; integrantes dos conselhos deliberativo e fiscal desses órgãos; além de servidores das áreas de contabilidade, finanças, investimentos, atuária, governança e controles internos ligados à gestão previdenciária.