O programa Conecta Muralha Curitiba já está recebendo o reforço de câmeras com inteligência artificial de uma empresa de segurança privada do município. Nesta primeira fase, a empresa, que tem filiais nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, vai incorporar 400 câmeras e até o primeiro trimestre de 2026, na segunda fase do projeto, prevê integrar mais 600 câmeras, direcionadas para as praças, calçadas e ruas da cidade.
O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, destaca a importância da parceria público-privada para fortalecer a segurança pública no município, com a ampliação das áreas de monitoramento na cidade. “A integração vai possibilitar o desenvolvimento de um trabalho de georreferenciamento, para a prevenção e acompanhamento de ocorrências em tempo real, além de subsidiar os órgãos de investigação como o Ministério Público e a Polícia Civil", explicou Vianna.
Síndico e morador de um condomínio no bairro Água Verde, Ricardo Santos da Silva, que vai compartilhar as imagens das câmeras externas com a Muralha Digital, destaca que essa ação vai melhorar a segurança no bairro.
“As câmeras vão garantir mais segurança e o monitoramento para prevenir casos de furtos e roubos, e no registro das ocorrências e dos acidentes aqui nessa região”, afirmou Ricardo.
Com a integração das câmeras particulares, a Muralha Digital deverá reunir até 6 mil câmeras de monitoramento nos espaços públicos de Curitiba nos próximos quatro anos.