Saúde
Atendimento pelo SUS: Unidades de Saúde
A Atenção Primária à Saúde (APS) constitui-se de um conjunto de práticas integrais em saúde, direcionadas a responder necessidades individuais e coletivas da população. A APS Curitiba é composta por 109 Unidades de Saúde (55 UBS com Saúde da família e 54 UBS Convencionais) distribuídos em dez Distritos Sanitários. Cada UBS é responsável por dar assistência à população de um território definido, dentro de sua área de abrangência.
A Unidade de Saúde constitui-se uma das “Portas de entrada” do sistema de saúde, de modo que todos os usuários que o procuram possam ser acolhidos. A partir da análise de demandas e necessidades e considerando riscos e vulnerabilidades, a equipe organiza o atendimento, com agendamentos distribuídos ao longo da semana, de acordo com a necessidade de cada caso, no tempo e momento necessários à demanda de cada usuário.
As Unidades de Saúde contam com equipes multidisciplinares compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares/técnicos de enfermagem, cirurgiões–dentistas, técnicos em saúde bucal, auxiliares em saúde bucal, administrativos e agentes comunitários de saúde, sendo o trabalho coordenado pela Autoridade Sanitária Local. Contam ainda com apoio de equipes do Consultório na Rua e com outros Profissionais de Apoio à APS, os quais são: farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e fonoaudiólogos, além de médicos pediatras, ginecologistas e obstetras, psiquiatras e clínicos com ênfase em infectologia. Os Profissionais de Apoio à APS têm papéis bem definidos, e o acesso a eles deve ser por meio da equipe médica ou de enfermagem da UBS.
As Unidades Básicas de Saúde devem ser as primeiras a serem procuradas em caso de alguma necessidade de tratamento, informações ou cuidados básicos de saúde.
Horário e Localização
Você pode acessar todas as informações clicando aqui
Cadastro na unidade
Preciso fazer cadastro para atendimento na Unidade de Saúde. O que devo fazer?
Você poderá realizar um pré-cadastro no Aplicativo Saúde Já ou na página, disponíveis aqui. Automaticamente, o sistema informará o nome da sua Unidade de Saúde de referência. O status deste pré-cadastro será de “Provisório”, para torná-lo definitivo é necessário enviar para o e-mail smscentral@sms.curitiba.pr.gov.br documentação RG, CPF e comprovante de residência. Após avaliação dos dados e caso necessário visita domiciliar, o status do cadastro será alterado para “Definitivo”. Mais informações sobre o cadastro definitivo disponíveis aqui.
Como faço para atualizar meu cadastro? (Telefone, endereço, e-mail e nome)
Você poderá atualizar dados de telefone e e-mail no Aplicativo Saúde já Curitiba acessando a opção “Meu perfil / Dados pessoais”. Selecione o campo a ser atualizado, apague a informação que deseja atualizar e insira a nova. As atualizações de endereço e nome somente através do envio das documentações no e-mail: smscentral@sms.curitiba.pr.gov.br
Não tenho cadastro na Unidade Municipal de Saúde. Como devo proceder?
Você poderá realizar um pré-cadastro, informando o CEP e o número da sua residência. Automaticamente o sistema apresentará em qual Unidade Municipal de Saúde será realizado o primeiro agendamento. Para completar este pré-cadastro você deverá informar o número do seu CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento. O status deste pré-cadastro será de “Provisório”, para torná-lo definitivo é necessário validar seu cadastro enviando seu RG, CPF e comprovante de residência para o e-mail smscentral@sms.curitiba.pr.gov.br . Após a validação dos dados e, caso necessário, visita domiciliar, o status do cadastro será alterado para “Definitivo”.
Qual a diferença entre o cadastro provisório e o cadastro definitivo?
O cadastro provisório permite apenas o atendimento básico ao usuário na Unidade Municipal de Saúde, caso seja necessário encaminhar o(a) usuário(a) para especialidades será necessário que o cadastro seja alterado para “Definitivo”.
Meu telefone/e-mail está errado ou desatualizado. Como devo proceder?
Você poderá atualizar estas informações acessando a opção “Meu perfil / Dados pessoais” no aplicativo Saúde Já Curitiba. Selecione o campo a ser atualizado, apague a informação que deseja atualizar e insira a nova. Esta atualização também poderá ser realizada enviando um e-mail para smscentral@sms.curitiba.pr.gov.br com a sua solicitação.
Serviços ofertados
Atendimentos
Ao procurar a Unidade de Saúde com alguma queixa aguda e ou para acompanhamento de condições crônicas e de saúde nos diferentes ciclos de vida (pré natal, puericultura), o usuário será encaminhado ao Acolhimento. O acolhimento é a escuta qualificada, identificação da queixa, levantamento de informações, aferição de dados vitais e identificação de vulnerabilidades. O direcionamento (agendamentos e/ou orientações) serão conforme fluxos e protocolos estabelecidos.
Consulta médica – atendimento, realização de procedimentos e encaminhamentos conforme a necessidade.
Atendimento de Enfermagem – atendimento, realização de procedimentos, orientações e encaminhamentos conforme a necessidade.
Profissionais de Apoio à Atenção Primária à Saúde – atendimento, realização de procedimentos e encaminhamentos conforme a necessidade.
Encaminhamento e acompanhamento em atividades coletivas (Programa do Controle de tabagismo, Grupo de acolhida, Controle de Hipertensão e diabetes, outros).
Exames Laboratoriais
A Unidade de Saúde realiza o agendamento e orientação para coleta de exames a serem realizados na US ou em laboratórios externos credenciados, bem como o agendamento de retorno com a equipe de saúde para avaliação dos resultados dos exames.
Coleta – O usuário será encaminhado para coleta conforme rotina da Unidade. Mais informações sobre o Laboratório Municipal de Curitiba aqui
Medicamentos
Entrega e Administração de Medicamentos
A Secretaria Municipal da Saúde – SMS de Curitiba fornece aos usuários do SUS os medicamentos padronizados na Farmácia Curitibana. Clique aqui e confira quais medicamentos são fornecidos por meio dela.
Os medicamentos da Farmácia Curitibana são fornecidos para usuários que fazem o acompanhamento através do SUS Curitiba, conforme Decreto Federal n° 7508 de 28 de junho de 2011, ou seja, para ter acesso à assistência farmacêutica no SUS o usuário deve estar assistido por ações e serviços de saúde do SUS, e o medicamento deve ser prescrito por profissional de saúde vinculado ao SUS, a prescrição deve estar em conformidade com a RENAME e os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas ou com a relação específica complementar estadual, distrital ou municipal de medicamentos e a dispensação deve ocorrer em unidades indicadas pela direção do SUS.
Administração de medicamentos
Medicamentos adquiridos pelo usuário: será avaliado quanto à possibilidade de aplicação na US e encaminhado para administração conforme rotina da US. Caso não seja o caso de administração na Unidade Básica de Saúde, o usuário será orientado.
Procedimentos
Curativos, sondagens (vesical, cistostomia, nasogástrica), retirada de pontos, administração de medicamentos, aferição de sinais vitais, eletrocardiograma e outros procedimentos podem ser realizados na Unidade de Saúde, conforme rotina da Unidade de Saúde.
Solicitações Administrativas
Cadastro, atualização de endereços, entrega de guias de consultas especializadas, Cartão Nacional de Saúde, solicitação de cópia de prontuário, entre outros. As solicitações administrativas também estão disponíveis via aplicativo Saúde Já Curitiba ou Central de Tele Atendimento (3350-9000); Para mais orientações clique aqui
Secretaria Municipal da Saúde