Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Saúde

Unidades de Pronto Atendimento - UPAs

Sobre as UPAs

As Unidades de Pronto Atendimento oferecem atendimento médico e de enfermagem de urgência e emergência, ininterrupto, para adultos e crianças, sob demanda espontânea. Cada usuário é submetido a uma triagem inicial, para avaliação e classificação de risco, o que determina o atendimento segundo a gravidade do risco.

As UPAs também dispõem de leitos de internamento adulto e infantil, com suporte para a realização de exames de emergência, assim como retaguarda hospitalar para os casos de maior gravidade.

Emergência e Urgência são diferentes

Observação importante: Ainda que os conceitos de urgência e emergência possam parecer semelhantes, na verdade têm características diferentes.

Emergências: são as situações que demandam um ato médico imediato, isto é, um procedimento de emergência por parte do médico, não cabendo a ideia de realizar uma consulta médica propriamente dita. Exemplo: iniciar as manobras de reanimação, quando alguém entra em parada cardíaca.

Urgências: são as situações que demandam uma avaliação médica (consulta) imediata, que pode resultar (ou não) em um ato médico em seu final. Exemplo: dificuldade respiratória associada a febre alta).

Para atendimento na UPA só precisa documento de identificação (como RG ou Carteira de Habilitação)

Horário de atendimento: 24 horas
 

Secretaria Municipal da Saúde

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.