Saúde
Unidades de Pronto Atendimento - UPAs
As Unidades de Pronto Atendimento oferecem atendimento médico e de enfermagem de urgência e emergência, ininterrupto, para adultos e crianças, sob demanda espontânea. Cada usuário é submetido a uma triagem inicial, para avaliação e classificação de risco, o que determina o atendimento segundo a gravidade do risco.
As UPAs também dispõem de leitos de internamento adulto e infantil, com suporte para a realização de exames de emergência, assim como retaguarda hospitalar para os casos de maior gravidade.
Emergência e Urgência são diferentes
Observação importante: Ainda que os conceitos de urgência e emergência possam parecer semelhantes, na verdade têm características diferentes.
Emergências: são as situações que demandam um ato médico imediato, isto é, um procedimento de emergência por parte do médico, não cabendo a ideia de realizar uma consulta médica propriamente dita. Exemplo: iniciar as manobras de reanimação, quando alguém entra em parada cardíaca.
Urgências: são as situações que demandam uma avaliação médica (consulta) imediata, que pode resultar (ou não) em um ato médico em seu final. Exemplo: dificuldade respiratória associada a febre alta).
Para atendimento na UPA só precisa documento de identificação (como RG ou Carteira de Habilitação)
Horário de atendimento: 24 horas
Secretaria Municipal da Saúde
Locais de Atendimento
Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.