Serviços Funerários
Translado de Restos Mortais
O que é?
Permissão para exumar e transladar restos mortais entre cemitérios dentro do município de Curitiba.
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Quais os requisitos necessários?
Para que se processe a exumação com finalidade de translado ou sepultamentos em ossuários, o interessado deverá provar a relação de parentesco com o finado que se pretende exumar ou comprovar, mediante documento com firma reconhecida, a legitimidade para o ato.
Também é necessária a autorização quando o translado for efetuado de qualquer outro cemitério localizado no município de Curitiba, para cemitérios de outros Municípios/Estados ou vice/versa, devendo o requerente ser descendente direto ou estar devidamente autorizado pelos concessionários.
Horário de atendimento: Das 8h às 12h e das 13h as 17h
Quais os documentos necessários?
- Carteira de identidade do requerente
- Atestado de óbito
- Documento do terreno onde está sepultado
- Documento do terreno para onde vão os restos transladados
- Recolhimento pelo requerente, mediante guia, dos emolumentos previstos em lei
Quais os prazos para atendimento?
Após análise dos documentos no processo eletrônico, estando dentro do solicitado, aguarda-se somente a compensação da guia de recolhimento, que tem prazo de 24 a 48 horas. Após emitem-se as autorizações para o translado, tendo o familiar um prazo de 07 (sete) dias úteis para realizar o procedimento.
São cobradas taxas por esse serviço?
A taxa do processo eletrônico de solicitação de translado é de R$ 73,57 (setenta e três reais e cinquenta e sete centavos). Será gerada guia de recolhimento ao solicitante, no ato do pedido. As demais taxas referentes a abertura e fechamento da gaveta e exumação, nos Cemitério Municipais, são pagas diretamente ao pedreiro autônomo, credenciado pela Prefeitura de Curitiba. São tabeladas em decreto (Anexo ao Decreto nº 918/2025) e afixadas nas administrações de cada cemitério.
Na hipótese do translado ser para cemitérios particulares, o solicitante deve verificar as outras taxas junto ao cemitério do destino.
Como consultar o andamento do serviço solicitado?
Com a criação do processo eletrônico o sistema gera para o requerente um número de protocolo e senha, para que o mesmo tenha acesso aos documentos necessários para o translado encaminhado pela Divisão de Cemitérios. Este procedimento o requerente poderá acessar via e-cidadão na aba “Meu Painel”.
Secretaria Municipal do Meio Ambiente