Serviços Funerários
Serviço funerário - Dúvidas frequentes
Perguntas e respostas – Serviço Funerário
Um parente faleceu. O que fazer?
1 – PEGAR OS DOCUMENTOS
1.1 – Pegar a Declaração de Óbito (DO), que deve ser preenchida por um médico.
1.1.1 Se o corpo foi para o IML, em caso de morte violenta, inclusive acidentes, ou morte suspeita.
1.1.2 Se a pessoa faleceu em um hospital ou unidade de saúde, o próprio local entregará a Declaração de Óbito.
1.1.3 Se a pessoa faleceu em casa, o SAMU ou outro atendimento médico fará a Declaração de Óbito.
1.2 – Separar documentos de identificação com foto do falecido e do parente que vai fazer a declaração.
1.3 – Levar uma roupa do falecido para o funeral.
2 – IR AO SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL COM OS DOCUMENTOS
O Serviço Funerário Municipal funciona 24 horas e fica anexo à Praça Padre João Sotto Maior, junto ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Durante o atendimento, os funcionários vão orientar sobre a liberação do corpo e sobre como seguir para o funeral. A família deve informar onde quer velar, sepultar ou cremar o falecido. Se o local escolhido for fora de Curitiba, será cobrado o transporte: R$ 4,63 por km rodado (ida e volta). Em Curitiba, quando o falecido era morador da cidade, é feito um sorteio para definir qual funerária concessionária fará o funeral.
Se o falecido não morava em Curitiba, a família pode escolher qualquer funerária, desde que comprove a residência e não realize velório, sepultamento ou cremação em Curitiba.
Os serviços com preço tabelado pelo poder público devem ser respeitados por todas as funerárias concessionárias.
O funeral tabelado mais barato custa R$ 439,09 e inclui:
- O transporte do corpo do local onde se encontra, dentro dos limites de Curitiba, para a preparação, para o velório e para o sepultamento.
- A urna mortuária de número 05.
- Preparação simples do corpo (higienização, tamponamento e colocação da roupa fornecida pela família)
- Paramentos: 4 castiçais com velas e o resplendor
- Suporte com livro de presença
No atendimento, o declarante receberá orientações sobre outros itens tabelados, que poderão ser adquiridos na funerária sorteada, e também sobre itens livres, que podem ser comprados de outros prestadores.
3 – TENHO PLANO FUNERÁRIO. O QUE FAZER?
Via de regra, o procedimento será o mesmo, porém, depois de obter as informações no serviço funerário, o detentor de plano funerário deverá entrar em contato com o seu plano.
Os serviços da funerária concessionária serão adquiridos, portanto, de acordo com o contrato do plano. Neste caso o plano é quem pagará para a funerária os serviços previstos nos contratos.
Se o contrato não cobrir algum serviço, a família pode contratar o serviço com a funerária concessionada ou outro prestador.
Atenção: planos de luto não podem vender serviços funerários.
Por exemplo: o contrato com o plano pode não prever a tanatopraxia.
Esse serviço não é tabelado e é de livre contratação pela família.
Assim, a família poderá fazer uma rápida pesquisa de preços, pelo telefone, e escolher qualquer outra funerária concessionária de Curitiba para contratar. Os preços desse serviço variam muito, podendo custar de R$1.600,00 até R$8.000,00 segundo algumas variantes e o prestador do serviço.
No caso da escolha de outra concessionária para executar a tanatopraxia, terá uma taxa de transporte para laboratório no valor de R$435,33, o que ainda pode ser vantajoso.
A cremação, igualmente, de livre escolha, pode variar muito de preço.
4 – TENHO UM AUXÍLIO FUNERAL DE SEGURADORA. O QUE FAZER?
O procedimento inicial é o mesmo.
Após o sorteio da funerária concessionária, a família deve ir até o estabelecimento e escolher os serviços levando em conta o valor que a seguradora paga dentro do seu auxílio.
A funerária não é obrigada a esperar que a seguradora faça o processo de pagamento. Isso significa que, mesmo que você tenha um auxílio funeral, a funerária pode pedir que você pague na hora pelos serviços, e depois você busca o reembolso com a seguradora. Para evitar atraso no velório ou problemas na liberação do corpo, uma opção viável é utilizar o cartão de crédito e aguardar o reembolso do seguro.
Atenção: Antes de realizar qualquer pagamento, recomendamos que você entre em contato com a sua seguradora para saber os procedimentos corretos de cada companhia.
Secretaria Municipal do Meio Ambiente
Locais de Atendimento
Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.