Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Impostos e Taxas

Programa Nota Curitibana

É o programa da Prefeitura que estimula as pessoas a pedirem nota fiscal toda vez que “consumirem” algum serviço relacionado ao Imposto Sobre Serviços (ISS). Os mais comuns são aqueles prestados por escolas e pré-escolas, cursos superiores e de idiomas, academias de ginástica, planos de saúde, salões de beleza, oficinas mecânicas, estacionamentos, pet shops (lojas de animais), entre vários outros.

O ISS é a principal fonte de arrecadação própria de Curitiba, recurso fundamental no orçamento da cidade para viabilizar obras, apoiar a assistência social e manter o custeio da máquina administrativa.

O Nota Curitibana possibilita a participação dos consumidores de serviços em sorteios mensais de prêmios que podem chegar a R$ 150 mil (datas especiais) e permite abater até 30% do valor anual devido do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Os consumidores também podem indicar entidades sociais sem fins lucrativos para serem beneficiadas com prêmios em dinheiro.

O consumidor só precisa ter cadastro no programa (clicar em "cadastrar"), onde constam seus dados pessoais, endereço, telefones de contato. O acesso pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo em seu smartphone, encontrado nas lojas Apple Store (iOS) e Play Store (Android), sem custos.

A partir daí, o participante passa a ter uma conta pessoal e pode acompanhar as notas fiscais emitidas, os saldos, os bilhetes com os quais concorrerá aos prêmios, o cronograma dos sorteios, os valores para abater do IPTU, além das entidades sociais que podem ser indicadas.

Atenção!! Caso o cidadão tente acessar o portal do Programa e encontre falha de conexão ao site, por exemplo: "NÃO FOI POSSÍVEL ACESSAR O SITE, CONEXÃO FOI REDEFINIDA", será necessário efetuar os procedimentos descritos neste manual de configurações.

E-mail: nfse@smf.curitiba.pr.gov.br

Secretaria Municipal de Finanças