Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Meio Ambiente

Coleta - Lixo Domiciliar Comum

O que é?
A coleta do lixo domiciliar é a coleta regular dos resíduos comuns (orgânicos) gerados nas atividades diárias nas residências e em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, em volumes e características compatíveis com a legislação municipal vigente.

Quais os requisitos necessários?
Não se aplica.

Quais os horários e frequência da coleta?
O serviço é realizado de segunda-feira à sábado, conforme frequência do endereço. Fique por dentro da frequência e do turno da coleta em seu endereço

O lixo deverá ser apresentado para coleta ou no período diurno (após as 7 horas) ou no período noturno (após as 19 horas). 

Alguns exemplos de lixo orgânico

  • Restos de alimentos
  • Cascas de frutas
  • Cascas de verduras
  • Lenços de papel
  • Papéis sujos
  • Guardanapos usados
  • Fraldas e Absorventes
  • Papel higiênico
  • Fotografias

Como fazer solicitação ou reclamação?
É possível solicitar a implantação de coleta de resíduos domiciliares - fornecendo a indicação exata do local a ser atendido à Central de Atendimento 156, por chat online, ou telefone 156.

Esses mesmos canais recebem reclamações quanto à irregularidade na coleta, sugestões/elogios  ou ainda denúncias sobre disposição irregular de resíduos domiciliares

Resíduos bem acondicionados

Importante: os resíduos a serem coletados devem ser separados, estar bem acondicionados e apresentados para a coleta em frente à residência ou estabelecimento comercial, na frequência do endereço.

Quais os prazos para atendimento?
Não se aplica.

São cobradas taxas por esse serviço?
A taxa pelos serviços de coleta, transporte, remoção e destinação final do lixo, prestados ao contribuinte ou postos à sua disposição, é cobrada anualmente no mesmo aviso de lançamento do IPTU. Saiba mais nesse link.

Como consultar o andamento do serviço solicitado?
Não se aplica.

Secretaria Municipal do Meio Ambiente