Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Impostos e Taxas

ITBI – Imprimir e Consultar Guia

O contribuinte que precisa imprimir a guia de ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), consultar se está paga ou ainda imprimir extrato da guia, pode acessar o link em Serviço online (acima e abaixo nesta página). 

Deverá informar o número do protocolo da guia do imposto e o número do CPF do Adquirente/Comprador. 

A Prefeitura também mantém convênio com diversos Tabelionatos, que emitem a Guia de ITBI, no momento da lavratura da escritura pública.

Bancos e Cartões

Para pagar o ITBI, dê preferência aos canais eletrônicos dos bancos conveniados com a Prefeitura, como caixas eletrônicos, internet banking e aplicativos para celular.

Outra alternativa é usar seu cartão magnético, de débito ou crédito. São aceitos aqueles das principais bandeiras que operam no país. A operação é eletrônica, e o contribuinte pode contratar o parcelamento com a operadora. Saiba mais acessando https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/issiptuitbi-pagamento-com-cartao-magnetico/747.

Atenção! O contribuinte deve sempre conferir os dados da Guia antes de efetuar o pagamento, observar a data de vencimento e pagar o total do valor.

Caso não haja o pagamento dentro do prazo (30 dias), o documento é cancelado e será necessário entrar com nova solicitação, reapresentando toda a documentação exigida.

Declaração de Quitação – Está disponível online somente para os Cartórios de Registro de Imóveis. O contribuinte não necessita comparecer à Prefeitura, após o pagamento da Guia do ITBI.
 

Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento