Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Impostos e Taxas

ITBI e IPTU - Pagamento com Cartão e Pix

Atenção! A impressão do Documento de Arrecadação Municipal - DAM, para pagamento do IPTU/Taxa de Coleta de Lixo 2024, deve ser feita via link IPTU - 2024 - Pague Aqui 

 

O contribuinte pode saldar três débitos tributários municipais - Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis, Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbano/ TCL -Taxa de Coleta de Lixo - usando cartão magnético, débito ou crédito; e no caso do IPTU também é possível usar o Pix, sistema mais rápido. Todas as operações são eletrônicas.

Para pagar com cartão, no link que consta em Serviço online (acima e abaixo nesta página), faça a emissão do DAM (Documento de Arrecadação Municipal). Munido da guia, forneça os dados indicados na linha digitável do código de barras e conclua a transação.

São aceitos cartões das principais bandeiras que operam no país.

Administradoras cobram encargos

As administradoras de cartões cobram encargos de seus clientes. Isto significa que o valor do pagamento dos débitos está sujeito a estes acréscimos. Mas a Prefeitura, em qualquer hipótese, terá responsabilidade sobre a taxa cobrada pelo serviço eletrônico. 

Ainda, para garantir a integridade e segurança da operação, a administradora deverá preencher um breve cadastro do usuário do serviço.

Pagar com Pix: só o IPTU do ano

O pagamento do IPTU por Pix só pode ser usado para pagar o imposto do ano; os atrasados, não.

Realizando o pagamento dos débitos do IPTU do ano corrente, via Pix, a certidão negativa do imóvel é liberada no prazo de cinco minutos, a não ser que os sistemas bancários estejam indisponíveis. Neste caso o tempo aumentará. 

 Ao emitir o Documento de Arrecadação Municipal, para quitar uma ou todas as parcelas do imposto, inclusive da Taxa de Coleta de Lixo, o contribuinte poderá visualizar e escolher esta terceira opção de pagamento.

Dívida ativa pode ser paga com Pix

O pagamento das dívidas atrasadas (do IPTU, do ISS, do ITBI), inscritas em dívida ativa, também pode ser feito com Pix. (Saiba mais sobre esse assunto, consultando aqui). 

Orientação geral: feito o acesso ao Pix, pelo aplicativo do seu banco, basta dirigir a câmera do seu celular para fazer a leitura do QR code, código que aparece na tela. O leitor do QR Code deve ser o mesmo daquele disponível no banco do contribuinte. Não demore para fazer o pagamento pois o código tem prazo para vencer, indicado logo abaixo da figura.

 

Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento