Impostos e Taxas
IPTU - Cancelamento da Taxa de Coleta de Lixo
Os grandes geradores de resíduos (condomínios, shoppings, supermercados, empresas, indústrias etc.) devem solicitar o cancelamento da cobrança da taxa de coleta de lixo, a ser recolhida junto com o lançamento do IPTU. Isto porque não são atendidos pelo serviço público e sim por empresas particulares, dado o volume de lixo que deve ser transportado.
Gerenciamento de Resíduos
O contribuinte deve inicialmente apresentar o Plano de Gerenciamento de Resíduos - PGR à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e somente após a emissão do seu parecer técnico poderá ingressar com requerimento solicitando à Secretaria de Finanças a exclusão do lançamento da taxa de coleta de lixo.
Documentos necessários
- Procuração ou autorização quando o pedido for protocolado por terceiros
- Ata de eleição quando o pedido for feito por síndico
- RG e CPF ou CNH do proprietário, do representante legal da empresa e/ou do procurador
- Parecer técnico do PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) aprovado pelo Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, nos termos do Decreto nº 983/2004.
Atendimento pelo PROCEC
O pedido de cancelamento da Taxa de Coleta de Lixo deve ser feito, exclsusivamente, via PROCEC. Além do protocolo, o contribuinte irá anexar toda documentação exigida, e depois pode acompanhar o trâmite, já que a plataforma tem o registro sistêmico das informações.
Saiba detalhes do Protocolo Eletrônico (como se cadastrar e fazer uso da ferramenta) acessando a página que trata do assunto: https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/processo-eletronico-de-curitiba-procec/739
Chat online, fone e Núcleos
A Central de Atendimento 156 também presta serviços de orientação sobre o imposto, pela internet (chat online) ou pelo telefone 156.
Para tirar dúvidas ou obter outras informações sobre este assunto, o contribuinte também poderá procurar a equipe do Núcleo Regional de Finanças, na Rua da Cidadania que mais lhe convier. Confira os endereços na listagem abaixo.
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h
Recomendações sanitárias
Nos atendimentos presenciais é recomendado o uso de álcool em gel para higienização frequente das mãos. Observe o distanciamento social. O uso de máscara é recomendado para o servidor e o cidadão que apresentem sintomas de doença respiratória - como febre, tosse, coriza.
Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento
Locais de Atendimento
Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.