Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Trânsito

EstaR Eletrônico

Em Curitiba, o estacionamento regulamentado – EstaR eletrônico – facilita a operação para o usuário, que pode comprar créditos por aplicativos ou em pontos de venda de comércio local.

No APP pode-se comprar créditos utilizando boleto bancário, transferência bancária, cartão de débito e crédito, Pix e outras formas disponíveis no mercado (ex: Picpay, G pay). 

Nos pontos de venda, cada um deles define o forma de pagamento. 

Por enquanto, não há cobrança de estacionamento regulamentado das motos. A Urbanização Curitiba - URBS, responsável pelo serviço, estuda usar o modelo no futuro, apenas para motos de passeio; as de serviço, com placas vermelhas, deverão continuar isentas. 

Hora Fracionada

O motorista baixa no celular um dos aplicativos credenciados, faz seu cadastro pessoal e o do carro e, na opção “compra os créditos”, faz a escolha da forma de pagamento. Para ativar o EstaR eletrônico, estaciona na vaga pretendida, abre o aplicativo, seleciona informações do carro, do local e qual seu tempo de permanência.

O preço da hora é de R$ 3 (três reais), que não é reajustado desde 2015. Os créditos são fracionados em R$ 0,75 (setenta e cinco centavos), de 15 em 15 minutos. Este modelo significa economia para o motorista que, ao usar menos de uma hora, por exemplo, tem o restante do tempo transformado em créditos para a próxima vez.

É possível comprar créditos pelos aplicativos e armazená-los para gastar futuramente. É oferecido desconto negociado diretamente com o APP, no momento da compra de maior número de créditos.

Pontos Fixos

Mesmo sem celular, o motorista pode comprar créditos em pontos de venda do comércio credenciados e nos totens instalados pelas empresas de aplicativos, em diferentes pontos da cidade.

Saiba qual a lista aqui

Veja o Mapa aqui

A gestão do sistema EstaR Eletrônico é feita pela Urbanização Curitiba S.A. – URBS; já a Superintendência de Trânsito – Setran cuida da fiscalização. Este poder de polícia é exercício com o emprego, inclusive, de um dispositivo com georreferenciamento dos veículos estacionados em uma área, que permite ao agente saber quais são aqueles que estão estacionados irregularmente, pelas placas.

Elétrico: isento

Não basta ser híbrido. O veículo precisa ser 100% elétrico para que possa desfrutar da isenção do EstaR. O benefício passou a valer, a partir da edição do Decreto n.º 485/2022, por dois anos, inicialmente. A data pode ser estendida por novo ato em 2024.

Para o cadastro necessário, o proprietário pode encaminhar os documentos pedidos no decreto para a unidade que presta o serviço - atendimentoapp@urbs.curitiba.pr.gov.br - e por ele também vai receber a resposta.

Os aplicativos

São estas as empresas que ofertam, via aplicativo, a venda de créditos do EstaR eletrônico, à escolha do motorista:

Meu EstaR

Android  Apple  Manual

ESTACIONAMENTO DIGITAL

Android  Apple  Manual

ZUL EstaR Digital Curitiba

Android  Apple  Manual

FAZ Digital Curitiba

Android  Apple  Manual

MOWIZ

Android  Apple  Manual

EstaR Digital Curitiba ZAZUL

Android  Apple  Manual

Estar Digital Curitiba

Android  Apple  Manual

EstaR Curitiba

Android  Apple  Manual

AppZul EstaR Digital Curitiba

Android  Apple  Manual

Urbanização de Curitiba S. A.