Emergências
Defesa Civil – Emergências: 199 ou 153
A população de Curitiba conta com a Defesa Civil para reduzir riscos e fazer o gerenciamento de desastres, como tempestades, inundações, alagamentos, precipitações de granizo, acidentes com produtos perigosos, em áreas públicas e privadas..
A Coordenaria Municipal de Proteção e Defesa Civil - Compedec é sistema integrado por diferentes Secretarias e órgãos da Prefeitura, com ações para proporcionar respostas ágeis às ocorrências.
Atendimento de emergências 24 h, todos os dias
A Defesa Civil de Curitiba não fecha. Oferece serviços 24 horas, todos os dias da semana, para as emergências e também denúncias.
Disque 199 ou também 153 (Guarda Municipal): Estes são os números exclusivos para o cidadão informar as situações de risco (como comércio que estoca botijões de gás irregularmente ou cheiro forte de combustível no ar, nas proximidades de um posto de gasolina) e a ocorrência de emergências. Também são recebidas denúncias sobre trincas, fissuras e rachaduras em obras, edificações e imóveis ou se o seu uso representar perigo imediato para a população ou o meio ambiente. A vistoria é feita pela Coordenadoria de Segurança de Edificações e Imóveis - Cosedi.
A Central 156 recebe somente pedidos de urgência
A equipe da Central de Atendimento 156 recebe comunicados que não sejam de emergência (um pedido de vistoria que pode esperar uns dias, por exemplo), pela internet (via chat online), e ainda pelo telefone 156.
Para outras situações o cidadão conta com:
Telefone: (41) 3350-3690
E-mail: defesacivil@curitiba.pr.gov.br
Mais informações nos seguintes endereços:
Defesa Civil – Fiscaliza Transporte Perigoso
Defesa Civil – Atende Desastres Naturais ou Não
Defesa Civil - Alertas Meteorológicos
Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito
Locais de Atendimento
Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.